O tema da edição 2009 do Concurso de Design foi "Youthmobile 2030", ou seja, os modelos que serão conduzidos pelos jovens em 20 anos.
Apesar de não apresentar nenhuma inovação tecnológica, o projeto da Nissan destacou-se dos restantes por ser um modelo cuja existência implicaria uma massiva eletrificação das estradas, que criariam grelhas onde rolariam estes e outros modelos, com os custos a serem pagos como se fosse um celular, conforme o uso.
Outra característica interessante é o fato de ser personalizável de acordo com a vontade do cliente. E de, no fim de sua vida útil, poder ser completamente reciclado, uma vez que uma bactéria (que ainda não foi criada) especial comeria a bioresina e deixaria a fibra de carbono, que poderia ser reutilizada em outro modelo.
Na competição participaram também outras marcas. A General Motors, por exemplo, concorreu com o Car Hero, uma espécie de mistura entre um jogo de computador e um automóvel, que leva o motorista a conduzir "contra" o sistema de navegação do automóvel.
A Honda escolheu o Helix, que incorpora DNA humano e polímeros adaptativos que permitem a alteração das formas do automóvel e da sua resposta ao tráfego; a Mazda, o Souga, um modelo completamente individual, criado num ambiente virtual pelo próprio dono. Já a Toyota imaginou um veículo, o Link, que se une aos vários utilizadores de uma determinada rede social, criando uma espécie de "comboio" de utilizadores, que podem ir trocando mensagens e arquivos entre si durante a viagem. Este modelo, elétrico, pode ser personalizado através do download de "skins", que alteram a forma exterior do automóvel.
Fonte: site autoportal, dezembro de 2009