Parking News

Com o protótipo V2G, a Nissan foi a vencedora do Concurso de Design do Salão de Los Angeles, em 2009. A intenção da montadora foi criar o carro do futuro, um projeto para o ano de 2030. Para chegar à decisão, o júri do concurso levou em consideração critérios como a originalidade, os elementos futurísticos de design e o nível de adaptação às necessidades do público, descreveu o site Autoportal. De acordo com a Nissan, a carroceria do V2G é feita de bioresina, unida com textura de nanotubos de carbono. O resultado é um carro extremamente leve e resistente.
O tema da edição 2009 do Concurso de Design foi "Youthmobile 2030", ou seja, os modelos que serão conduzidos pelos jovens em 20 anos.
Apesar de não apresentar nenhuma inovação tecnológica, o projeto da Nissan destacou-se dos restantes por ser um modelo cuja existência implicaria uma massiva eletrificação das estradas, que criariam grelhas onde rolariam estes e outros modelos, com os custos a serem pagos como se fosse um celular, conforme o uso.
Outra característica interessante é o fato de ser personalizável de acordo com a vontade do cliente. E de, no fim de sua vida útil, poder ser completamente reciclado, uma vez que uma bactéria (que ainda não foi criada) especial comeria a bioresina e deixaria a fibra de carbono, que poderia ser reutilizada em outro modelo.
Na competição participaram também outras marcas. A General Motors, por exemplo, concorreu com o Car Hero, uma espécie de mistura entre um jogo de computador e um automóvel, que leva o motorista a conduzir "contra" o sistema de navegação do automóvel.
A Honda escolheu o Helix, que incorpora DNA humano e polímeros adaptativos que permitem a alteração das formas do automóvel e da sua resposta ao tráfego; a Mazda, o Souga, um modelo completamente individual, criado num ambiente virtual pelo próprio dono. Já a Toyota imaginou um veículo, o Link, que se une aos vários utilizadores de uma determinada rede social, criando uma espécie de "comboio" de utilizadores, que podem ir trocando mensagens e arquivos entre si durante a viagem. Este modelo, elétrico, pode ser personalizado através do download de "skins", que alteram a forma exterior do automóvel.
Fonte: site autoportal, dezembro de 2009

Categoria: Mundo do Automóvel


Outras matérias da edição

Vida que se vive em 98 segundos (22/01/2010)

Foi em intervalos nem sempre constantes de 98 segundos que nasceu a amizade entre Wilma e Celina. Assim que o semáforo do cruzamento da Avenida Rebouças com a Rua Henrique Schaumann fica vermelho, lá (...)

Estacionamento proibido gera revolta (21/01/2010)

Moradores e comerciantes da Rua Cesário Bastos, Vila Bastos, em Santo André, reclamam da proibição de parar e estacionar na via. Segundo relatos, a Prefeitura colocou as placas indicando a proibição h (...)

Vagas em estacionamento (25/01/2010)

A Resolução 303, de 18 de dezembro de 2008, visa regularizar um direito já adquirido pelos idosos no seu Estatuto, qual seria, que 5% das vagas de estacionamento existentes sejam destinadas preferenci (...)

Inquilinato: nova lei já está em vigor

Entrou em vigor dia 25 de janeiro em todo o País a nova Lei do Inquilinato (Lei nº 12.112), que implementa mudanças drásticas no mercado imobiliário. A nova lei altera principalmente a relação entre o (...)

Draco investiga máfia das vagas (22/01/2010)

A Delegacia de Repressão ao Crime Organizado e Inquéritos Especiais (Draco/IE) vai investigar as denúncias de que milicianos estariam ameaçando e expulsando guardadores de carros de seus locais de tra (...)


Seja um associado Sindepark