A cada sinal amarelo, motoristas se arriscam e acabam avançando no vermelho.
"Todos nós fazemos isso. O amarelo nos incita, às vezes, a acelerarmos mais, mas isso constitui um perigo real. Ao transpor o amarelo, você não está vendo, mas às vezes você está no vermelho", diz o perito de trânsito da Polícia Civil, Paulo Ademar.
Correr esse risco traz consequências. No Brasil, avanço de sinal é uma das principais causas de atropelamentos na faixa de pedestres.
Alguns motoristas acreditam que é possível passar o sinal amarelo se a linha no asfalto, que ao longo de ruas e avenidas é pontilhada, fica contínua quando se aproxima da faixa de pedestre.
O doutor em Planejamento, Transporte e Logística Paulo Resende explica qual é a função da faixa. "Essa faixa é para disciplinar os movimentos, ou seja, os carros ficam na faixa certinha, de acordo com o destino deles no cruzamento. Não tem nada a ver com o tempo do sinal", diz.
Ao contrário do que se pensa, a faixa antes do cruzamento deve ser vista como mais um alerta para tirar o pé do acelerador.
"Quando você acelera no amarelo, você está com maior velocidade. Com isso, você vai precisar de mais tempo para parar. Se você já estiver em cima de um sinal de pedestre, você não vai conseguir", diz Resende.
Fonte: Jornal Nacional, 18 de janeiro de 2010