A tarifa cobrada neste ano sofreu reajuste de 7% em relação à do ano passado, e custa R$ 56,44. Ela não é mais devolvida ao proprietário, sob o argumento de que o programa se tornou nacional e obrigatório.
Para realizar o agendamento da inspeção, o proprietário deve imprimir o boleto, encontrado no site da Controlar, e efetuar o pagamento da tarifa. Depois de 72 horas, o motorista deve agendar a inspeção pelo telefone (11) 3545-6868, ou pelos sites da Prefeitura de São Paulo ou da Controlar.
Em 2009, mais de 1,3 milhão de veículos foram inspecionados pela Controlar, empresa responsável pelo procedimento. Até então, a vistoria obrigatória era feita nos veículos mais novos da frota, fabricados entre 2003 e 2008.
O motorista que não fizer a inspeção pode ser multado em R$ 550,00, se for flagrado pela fiscalização. Quando o veículo não é aprovado ou não é inspecionado, o proprietário não consegue fazer o licenciamento. Ao circular pelas ruas sem o licenciamento anual, o motorista pode ter o seu veículo apreendido.
Fonte: Folha de S. Paulo, 20 de janeiro de 2010