Agora é oficial. O brasileiro pagou em 2008 R$ 1.061.797.265.272,73 em impostos. A cifra foi atingida em 31 de dezembro pelo Impostômetro, painel instalado no prédio da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), no Centro da capital paulista. No ano anterior haviam sido recolhidos R$ 926, 329 bilhões. O número foi divulgado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT).
De acordo com estimativas da entidade, a expectativa para 2009 é de ocorrer uma redução no valor a ser arrecadado pela União no primeiro trimestre em relação a igual período de 2008. Segundo o IBPT, a queda real - ou seja, já descontada a inflação do período - poderá ficar entre 3% e 4%. Motivo: a redução do nível da atividade econômica do País, em consequência da crise econômica mundial.
Se essa previsão vier a se confirmar, a União deixará de arrecadar cerca de R$ 15 bilhões no primeiro trimestre deste ano. Esse montante equivale, na avaliação do IBPT, a um valor próximo ao dobro das desonerações anunciadas pelo governo federal no final do ano passado, para estimular a economia brasileira.
Fonte: Diário do Comércio (SP), 13 de janeiro de 2009

Na contramão da educação (11/01/2009)

Circular de carro ou andar de ônibus pelas ruas do Rio tornou-se um desafio. A frota de aproximadamente 2,1 milhões de veículos - dos quais 1,2 milhão circulam diariamente pela cidade - congestiona as (...)

Lei tira guardador da rua (09/01/2009)