A Prefeitura determinou que a partir de 1° de fevereiro o veículo flagrado na rua poluindo acima do permitido terá de fazer uma inspeção veicular em até 30 dias. O motorista notificado na rua seguirá o mesmo procedimento dos donos de carros fabricados entre 2003 e 2008, motos e veículos a diesel, já obrigados a fazer a vistoria: pagará uma taxa de R$ 52,73 e fará agendamento da vistoria pela internet, informa O Diário de S. Paulo.
A fiscalização será feita por um tipo de radar acoplado em uma van, que ficará em pontos aleatórios da cidade. Tal equipamento tem a capacidade para realizar até 80 mil medições por mês em carros em movimento. Em 2008, foram 841 mil medições. A Prefeitura seguirá uma tabela com os limites máximos de emissão de monóxido de carbono (CO) permitidos para os veículos. Se o veículo apresentar uma emissão acima da média, o dono receberá em casa uma notificação e deverá acessar o site da empresa Controlar, responsável pelo serviço de inspeção (www.controlar.com.br), através da qual imprime o boleto para pagar a taxa de R$ 52,73 e agenda a vistoria. Quem não realizar a vistoria terá o licenciamento do veículo bloqueado.
Carros fabricados a partir de 2003, com placas final 1, já podem agendar a inspeção obrigatória através do site.
Fonte: Diário de São Paulo, 13 de janeiro de 2009

Na contramão da educação (11/01/2009)

Circular de carro ou andar de ônibus pelas ruas do Rio tornou-se um desafio. A frota de aproximadamente 2,1 milhões de veículos - dos quais 1,2 milhão circulam diariamente pela cidade - congestiona as (...)

Lei tira guardador da rua (09/01/2009)