Parking News

Circular de carro ou andar de ônibus pelas ruas do Rio tornou-se um desafio. A frota de aproximadamente 2,1 milhões de veículos - dos quais 1,2 milhão circulam diariamente pela cidade - congestiona as vias. Porém, é o desrespeito às leis de trânsito o maior responsável pelo caos, analisa o Jornal do Brasil. Especialistas e mesmo condutores concordam que um melhor comportamento ao volante traria melhorias imediatas. Para o professor especialista em trânsito da Uerj, Alexandre Rojas, a capital fluminense já experimentou o movimento ordenado de veículos: "Em 1999, a implantação do novo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) coincidiu com o início do monitoramento pela Guarda Municipal. De começo, eles eram rigorosos, e foi perceptível o progresso. Basta aplicar a lei".
Ao circular pela cidade, a equipe do JB flagrou várias infrações. Veículos estacionados próximo a esquinas, carro oficial de consulado estacionado sobre faixa amarela e inúmeros carros sobre a faixa de pedestres, além de cruzamentos fechados. O secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão, diz que a nova administração tem propostas imediatas para tentar ordenar o trânsito. Descartou a possibilidade de um rodízio, como há em São Paulo, mas aposta também em campanhas educativas para os motoristas. "Uma questão que nos mobiliza neste momento é aprimorar a engenharia de tráfego, reorganizando a sinalização, para adaptá-la ao novo contexto da cidade", afirma.
Fonte: Jornal do Brasil (RJ), 11 de janeiro de 2009

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Lei tira guardador da rua (09/01/2009)

Até o final de janeiro, a atividade dos guardadores de veículos, os chamados flanelinhas, será expressamente proibida no município de Limeira, Interior de São Paulo. A lei foi proposta pelo prefeito S (...)

DF terá 18 garagens subterrâneas (09/01/2009)

A falta de vagas nos estacionamentos públicos fez o número de flanelinhas se multiplicar nos últimos anos. Estima-se que, hoje, existam cerca de oito mil deles no Distrito Federal. A atividade, que re (...)

Choque à beira-mar (12/01/2009)

No primeiro domingo de sol de 2009, dia 11, a Operação Choque de Ordem, da prefeitura do Rio de Janeiro, invadiu a orla da Zona Sul para coibir um festival de irregularidades cometidas no trânsito e

Você pagou R$ 1,061 tri em tributos (13/01/2009)

Agora é oficial. O brasileiro pagou em 2008 R$ 1.061.797.265.272,73 em impostos. A cifra foi atingida em 31 de dezembro pelo Impostômetro, painel instalado no prédio da Associação Comercial de São Pau (...)


Seja um associado Sindepark