Na contramão da educação (11/01/2009)
Circular de carro ou andar de ônibus pelas ruas do Rio tornou-se um desafio. A frota de aproximadamente 2,1 milhões de veículos - dos quais 1,2 milhão circulam diariamente pela cidade - congestiona as vias. Porém, é o desrespeito às leis de trânsito o maior responsável pelo caos, analisa o Jornal do Brasil. Especialistas e mesmo condutores concordam que um melhor comportamento ao volante traria melhorias imediatas. Para o professor especialista em trânsito da Uerj, Alexandre Rojas, a capital fluminense já experimentou o movimento ordenado de veículos: "Em 1999, a implantação do novo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) coincidiu com o início do monitoramento pela Guarda Municipal. De começo, eles eram rigorosos, e foi perceptível o progresso. Basta aplicar a lei".
Ao circular pela cidade, a equipe do JB flagrou várias infrações. Veículos estacionados próximo a esquinas, carro oficial de consulado estacionado sobre faixa amarela e inúmeros carros sobre a faixa de pedestres, além de cruzamentos fechados. O secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão, diz que a nova administração tem propostas imediatas para tentar ordenar o trânsito. Descartou a possibilidade de um rodízio, como há em São Paulo, mas aposta também em campanhas educativas para os motoristas. "Uma questão que nos mobiliza neste momento é aprimorar a engenharia de tráfego, reorganizando a sinalização, para adaptá-la ao novo contexto da cidade", afirma.
Fonte: Jornal do Brasil (RJ), 11 de janeiro de 2009