Um dos maiores ícones da indústria automotiva conquista mais um feito histórico. Há 50 anos, a Volkswagen fabricou a primeira unidade do Fusca. Na época conhecido como Sedan, o carro foi produzido no dia 3 de janeiro de 1959. Como a fábrica situada na cidade de São Bernardo do Campo ainda não havia sido inaugurada, os primeiros veículos foram construídos em um galpão alugado pela montadora no bairro do Ipiranga, em São Paulo (SP).
Segundo relata Vitor Matsubara no Quatro Rodas Online, o Fusca, projetado por Ferdinand Porshe, e lançado oficialmente em 1935, na Alemanha, já era fabricado no Brasil desde 1951, mas pela empresa Brasmotor. Os carros eram importados da Alemanha e montados no sistema de CKD (Completely Knocked Down, ou completamente desmontados). O Fusca fez tanto sucesso entre os brasileiros que ganhou outras três versões de motorização, além das 1.200 cilindradas originais.
Em novembro de 1959, a produção do Fusca seria transferida para o complexo da Via Anchieta. Nas décadas seguintes, o carro assumiu a liderança entre os veículos de passeio e continuou a ser fabricado até 1986, quando foi aposentado pela primeira vez.
Isso porque, sete anos depois, o então presidente da República, Itamar Franco, solicitou à Volkswagen que o Fusca voltasse a ser produzido. O "segundo mandato" do modelo durou até junho de 1996, quando se despediu com a marca de 3,3 milhões de unidades vendidas.
O Volkswagen conquistou tantos fãs pelo mundo todo que a montadora relançou o carro em versão estilizada. Montado sobre chassis do Golf, recebeu novo desenho e tecnologia moderna, sendo batizado de Beetle, nome do antigo fusca no Exterior. Apesar dos fãs ardorosos do fusquinha no Brasil, o novo modelo nunca foi fabricado no País.
Fonte: Quatro Rodas Online e JB Brasília, 5 de janeiro de 2009

Categoria: Mundo do Automóvel

Na contramão da educação (11/01/2009)

Circular de carro ou andar de ônibus pelas ruas do Rio tornou-se um desafio. A frota de aproximadamente 2,1 milhões de veículos - dos quais 1,2 milhão circulam diariamente pela cidade - congestiona as (...)