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A partir de 2011, automóveis, motos, ônibus e caminhões de todo o País começam a receber o chip de identificação, que fornecerá informações em tempo real sobre os veículos. O novo sistema, denominado Siniav (Sistema Nacional de Identificação Automática de Veículos), tem como principal objetivo inibir roubos e furtos, além de ajudar na gestão do tráfego e fiscalizar, por exemplo, o rodízio em São Paulo.
Segundo a Folha de S. Paulo, o uso da etiqueta eletrônica (TAG) será obrigatório a partir de 2014. A infração será considerada grave, com multa de R$ 127,69, mais cinco pontos na carteira e retenção do veículo.
Só estão excluídos da obrigatoriedade os "carros bélicos", de uso militar.
As informações armazenadas nos chips - placas, número do chassi, localização, multas e vistorias pendentes - serão captadas por antenas e transmitidas para os Detrans. As polícias estaduais também poderão ter acesso às informações, mas ainda não há definição de como isso será feito.
De acordo com Dario Thober, coordenador técnico do Siniav, Estados e municípios já iniciaram a implantação de infraestrutura para receber, processar e passar dados para o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito). "Rio e São Paulo devem sair na frente porque estão com o sistema avançado. Santa Catarina e Rio Grande do Norte também estão adiantados. Os outros ainda estão se adequando."
O coordenador explicou que antenas leitoras captarão, num alcance de 10 a 15 metros de distância, os dados sobre o veículo.
Atraso
A implantação começa com dois anos de atraso. De acordo com o Denatran, a demora foi causada pela necessidade de patentear o dispositivo e adequar a infraestrutura dos Detrans para captação das informações.
O Denatran estima implantar inicialmente 20.000 antenas no País, sendo 3.000 em São Paulo e 2.000 no Rio, o que seria "suficiente para a fase inicial".
Se autorizada pelos Detrans, a polícia poderá ter acesso a esses dados automaticamente.
"Uma antena móvel poderá ser usada nas blitze, no teto do carro da corporação", afirmou à Folha o ministro das Cidades, Márcio Fortes.
O Detran de São Paulo informou que a implantação do dispositivo ficará a cargo da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).
Fonte: Folha de S. Paulo, 15 de novembro de 2010

Categoria: Geral


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