O percentual de veículos que foram reprovados na inspeção veicular obrigatória da cidade de São Paulo variou de 16,84% para os carros com placa final 8 até 23,03% para os carros com placa final 1. De acordo com a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo, no caso de automóveis, os percentuais dos que passaram por inspeção variaram de 46,03% para os carros com placa final 8 até 65,37% para os com placa final 1. As informações são do InfoMoney.
Ao todo, desde fevereiro, mais de 2,258 milhões de veículos passaram pela inspeção ambiental obrigatória, que neste ano começou a valer para toda a frota licenciada na capital paulista.
Outros veículos
Considerando as motos, 46,70% da frota esperada de placa final 1 compareceu à inspeção, enquanto esse percentual caiu para 27,35% no caso de motos com placa final 8. A reprovação na primeira inspeção variou de 26,42% (placa final 8) a 27,45% (placa final 1), respectivamente.
Já entre os veículos movidos a diesel, 65,65% daqueles com placa final 1 compareceram à inspeção. Considerando aqueles com placa final 8, o percentual caiu para 44%. Na primeira inspeção, 38,69% dos veículos com placa final 1 foram reprovados, ao passo que 40,78% daqueles com placa final 2 também o foram.
No final do mês passado, terminou o prazo para que proprietários de veículos com placa final 8 realizassem a inspeção obrigatória. Quem perdeu o prazo ainda pode agendar a inspeção por meio do site da Controlar (www.controlar.com.br) e pagar a tarifa de R$ 56,44. Porém, estará sujeito à multa de R$ 550, se for pego circulando com o carro irregular, e ainda terá o licenciamento bloqueado, até que regularize a situação.
Placas 9 e 0
Os demais veículos com placa final 9 e 0 já estão com o agendamento liberado para realizar a inspeção veicular, lembrando que os de placa 9 têm prazo limite até o dia 30 de novembro. Os prazos para realizar a inspeção começaram em fevereiro e vão até dezembro deste ano:
Prazo da Inspeção
Final Placa      Início Inspeção       Término Inspeção
1                    01 / fevereiro        30 / abril
2                    03 / março            31 / maio
3                    02 / abril               30 / junho
4                    03 / maio              31 / julho
5 e 6               03 / junho             31 / agosto
7                     03 / julho             30 / setembro
8                     03 / agosto           31 / outubro
9                     02 / setembro       30 / novembro