Parking News

A empresa responsável pela inspeção veicular ambiental na cidade de São Paulo espera uma onda de motoristas "retardatários" nos próximos dias. O principal motivo é a fiscalização da regra por 177 radares instalados na cidade, o que deve começar até o fim deste mês. Segundo a Controlar, cerca de 1,4 milhão de veículos ainda precisam passar pelo teste. Por isso, a concessionária diz que poderá ampliar os horários de atendimento.
"Estamos esperando um grande aumento, porque muitas pessoas que não tinham feito a inspeção ou estavam deixando para a última hora agora vão correr para evitar as multas", diz o diretor-presidente da Controlar, Harold Peter Zwetkoff. O valor da multa é de R$ 550, destaca o jornal Estado.
Os veículos devem passar pela inspeção em meses determinados, segundo o final da placa. Até agora, todos os com final de 1 a 8 que não passaram pelo processo estão sujeitos a multa. Atualmente, elas são aplicadas somente durante blitze, que neste ano flagraram 440 veículos nessa situação. Além disso, a data final para regularização é 31 de janeiro de 2011. Do contrário, o licenciamento do veículo é bloqueado.
Para evitar que motoristas lotem os 16 centros de inspeção nos próximos meses e que falte horário para agendamento, a Controlar começou a convocar diretamente os donos de veículos que não fizeram o teste. Foram enviadas 280 mil cartas apenas para os proprietários de veículos com final de placa 2, 3 e 4. A Controlar afirma que também pode aumentar os horários de inspeção para evitar problemas. Atualmente, são feitas 16 mil inspeções por dia - quantidade que pode ser aumentada para 30 mil, dependendo do cenário. No entanto, a empresa admite que muitos motoristas podem não conseguir agendamento no posto de inspeção preferido e em determinados horários.
As regras publicadas dia 12 de novembro a respeito da fiscalização eletrônica preveem que as infrações registradas pelos radares serão enviadas para a casa dos proprietários dos veículos. Esses terão 30 dias para o pagamento da multa e para apresentar defesa - que terá efeito suspensivo da cobrança da multa.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 13 de novembro de 2010

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

A biblioteca do ponto de ônibus (10/11/2010)

Depois de cinco bibliotecas em estações de metrô e trem, o paulistano agora ganha o primeiro acervo de livros em um ponto de ônibus. Inaugurada há uma semana no Terminal Sacomã, a Biblioteca Leitura n (...)

É o fim do congestionamento (30/11/2010)

Países como Noruega, Alemanha, Suécia, Inglaterra, França e Itália estão testando uma combinação de tecnologias que melhora o trânsito nos grandes centros. Chamada CVIS (Cooperative Vehicle-Infrastruc (...)

Veículos terão chip a partir de 2011 (15/11/2010)

A partir de 2011, automóveis, motos, ônibus e caminhões de todo o País começam a receber o chip de identificação, que fornecerá informações em tempo real sobre os veículos. O novo sistema, denominado (...)


Seja um associado Sindepark