Parking News

Países como Noruega, Alemanha, Suécia, Inglaterra, França e Itália estão testando uma combinação de tecnologias que melhora o trânsito nos grandes centros. Chamada CVIS (Cooperative Vehicle-Infrastructure Systems, ou sistema cooperado de infraestrutura veicular), ela permite a troca constante de informações entre carros, semáforos, placas de trânsito, áreas de estacionamento e praças de pedágio. Para funcionar, o sistema utiliza diversos tipos de conexão, como Wi-Fi, radiofrequência, satélite, WiMAX e celular, explica a Revista Época Negócios.
A iniciativa surgiu da parceria entre empresas de tecnologia, montadoras de veículos e operadoras de telefonia móvel. "Nos locais de teste houve redução de 20% a 25% no tráfego e de 30% no tempo de viagem", diz Eduardo Coutinho, presidente para a América Latina da Q-Free, empresa norueguesa que participa do consórcio e que, no Brasil, fabrica as tags do sistema Sem Parar.
Fonte: Revista Época Negócios (SP), 30 de novembro de 2010

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

A biblioteca do ponto de ônibus (10/11/2010)

Depois de cinco bibliotecas em estações de metrô e trem, o paulistano agora ganha o primeiro acervo de livros em um ponto de ônibus. Inaugurada há uma semana no Terminal Sacomã, a Biblioteca Leitura n (...)

Veículos terão chip a partir de 2011 (15/11/2010)

A partir de 2011, automóveis, motos, ônibus e caminhões de todo o País começam a receber o chip de identificação, que fornecerá informações em tempo real sobre os veículos. O novo sistema, denominado (...)


Seja um associado Sindepark