O preço dos estacionamentos foi um dos itens que mais pesaram no bolso dos motoristas no mês de outubro e ajudou a elevar os custos para se ter um veículo próprio. Apenas esse item registrou aumento de 12,34%, na comparação com o mesmo mês do ano passado. De acordo com o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), divulgado na segunda semana de novembro pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), estacionar ficou 0,28% mais caro entre setembro e outubro. Nos primeiros dez meses do ano, o preço pago pelos motoristas para estacionar ficou 11,62% maior. As informações são do site InfoMoney.
Capitais
Considerando as capitais analisadas pelo IBGE, o maior aumento nos últimos 12 meses no preço dos estacionamentos foi registrado em Belo Horizonte. Na capital mineira, os motoristas pagaram 18,76% mais para estacionar seus veículos. No mesmo período, Porto Alegre registrou a menor elevação, de 7,33%.
Entre setembro e outubro, a maior alta ocorreu em Curitiba, onde estacionar ficou 0,77% mais caro. No Rio de Janeiro, por sua vez, estacionar ficou 0,78% mais em conta no período.
No acumulado de 2010, o maior aumento dos estacionamentos foi registrado em Belo Horizonte (17,03%). E a menor elevação ocorreu, novamente, em Porto Alegre (7,77%), conforme tabela abaixo:

Região          Outubro    Acumulado do ano   12 meses
R. Janeiro     -0,78%     13,21%                   15,57%
P. Alegre       0,02%       7,77%                    7,33%
B. Horizonte   0,18%     17,03%                  18,76%
São Paulo      0,71%      9,76%                     9,76%
Curitiba         0,77%     17,01%                  18,63%
Brasil            0,28%     11,62%                   12,34%

Outros itens
Segundo os dados do IBGE, além do estacionamento, outros itens encareceram a manutenção do veículo próprio em outubro. Frente ao mesmo mês do ano passado, os destaques ficaram com lubrificação e lavagem, que ficou 16,37% mais cara. O conserto de automóvel também registrou aumento, de 6,65%, e a pintura ficou 6,61% mais cara no período.
Entre as quedas, a maior foi registrada no item emplacamento e licença, que ficou 7,20% mais em conta, e no pedágio, cujo valor ficou 6,03% menor no período.
Fonte: site InfoMoney, 12 de novembro de 2010

Categoria: Mercado

A biblioteca do ponto de ônibus (10/11/2010)

Depois de cinco bibliotecas em estações de metrô e trem, o paulistano agora ganha o primeiro acervo de livros em um ponto de ônibus. Inaugurada há uma semana no Terminal Sacomã, a Biblioteca Leitura n (...)