Mudar a rodoviária da Barra Funda para a Lapa (ambos bairros da zona oeste), melhorar a paisagem nas áreas próximas ao Parque da Independência e transferir empresas da Mooca para a região da Avenida Jacu-Pêssego (ambas na zona leste). Essas são algumas das propostas incluídas pela prefeitura no projeto de implantação de três novas operações urbanas na cidade, conforme noticiou a Folha de S. Paulo.
O documento com as diretrizes da prefeitura para as operações Urbanas Lapa-Brás, Mooca-Vila Carioca e Rio Verde-Jacu foi divulgado em 10 de novembro.
Entre as diretrizes está a derrubada do elevado Costa e Silva (o Minhocão), anunciada pelo prefeito Gilberto Kassab em maio deste ano.
Para viabilizar a demolição do Minhocão, será construído um túnel de 12 km, por onde passará a linha férrea entre as estações Lapa e Brás (zona leste). No lugar da ferrovia será construída uma nova avenida, larga, arborizada, com ciclovias e áreas de lazer, que servirá de alternativa viária ao Minhocão.
Como a linha do trem será "enterrada", no lugar da rodoviária da Barra Funda poderia ficar apenas uma estação de trem e/ou metrô. A nova rodoviária seria subterrânea, construída no atual pátio de trens da Lapa. Com a demolição da rodoviária, seria feito um parque linear entre o Memorial da América Latina e a marginal Tietê.
Na zona leste, a ideia é transformar o pátio do Pari, onde é realizada a "feirinha da madrugada", em um terminal urbano de ônibus, que poderia substituir o terminal do Parque Dom Pedro, que também será reformado.
Na Mooca, a proposta é construir mais moradias na região hoje ocupada por galpões industriais. As empresas receberão incentivos para se transferirem para o extremo leste. De acordo com a prefeitura, os projetos são "de longo prazo".
A próxima etapa é a abertura de uma licitação para contratar os escritórios de arquitetura, que terão seis meses para fazer os projetos.
Fonte: Folha de S. Paulo, 10 de novembro de 2010

Categoria: Cidade

A biblioteca do ponto de ônibus (10/11/2010)

Depois de cinco bibliotecas em estações de metrô e trem, o paulistano agora ganha o primeiro acervo de livros em um ponto de ônibus. Inaugurada há uma semana no Terminal Sacomã, a Biblioteca Leitura n (...)