A empresa japonesa Genepax apresentou um projeto de carro que utiliza como base a água como combustível, e que é movido através de um gerador de hidrogênio, que por meio da eletrólise separa as moléculas do líquido e gera eletricidade. Segundo a MotorDream, a ideia não é nova, a própria Genepax apresentou um protótipo baseado no automóvel da marca indiana Reva, modelo 100% urbano com mecânica elétrica.
O sistema Genepax pode ser "alimentado" com qualquer tipo de líquido, desde água até químicas "pesadas". Até mesmo sobras de café e refrigerante podem mover o carro, que pode atingir uma velocidade constante de 80 km/h. Segundo a empresa, para circular por 1 hora nessa velocidade seria necessário um litro dágua.
Não se sabe o grau de confiabilidade dos números divulgados, nem se tem detalhes sobre o gerador de hidrogênio e onde ele será armazenado. Vale lembrar que é um elemento inflamável e que pode explodir em altas concentrações.
A ideia em si é boa. Afinal, o hidrogênio é o elemento mais abundante do universo e não causa nenhuma poluição. O problema é que, se a BMW fracassou com o Hydrogen7, o que pode ser da Genepax?
Fonte: MotorDream, 12 de novembro de 2010

Categoria: Mundo do Automóvel

A biblioteca do ponto de ônibus (10/11/2010)

Depois de cinco bibliotecas em estações de metrô e trem, o paulistano agora ganha o primeiro acervo de livros em um ponto de ônibus. Inaugurada há uma semana no Terminal Sacomã, a Biblioteca Leitura n (...)