A redução do número de acidentes com motociclistas entre 2008 e 2009 em São Paulo, segundo dados da CET, deve ser celebrada. O total de motociclistas mortos passou de 478, em 2008, para 428, em 2009, queda de 10% - a redução foi de cerca de 6% no geral do trânsito. Mas há um longo caminho a ser percorrido na direção de um trânsito seguro para o paulistano, opina O Estado de S. Paulo. Enquanto a educação no trânsito não cumpre o papel primordial na redução duradoura desses índices, cabe reflexão sobre o fenômeno.
Em São Paulo, a vulnerabilidade inerente a esse veículo, sem a armadura de aço dos carros, se une à pressa, fator adicional de risco para motoboys. A pressa em ter a pizza quentinha, o documento urgente, o remédio para "ontem". O acidente é efeito colateral dessa ansiedade.
Na Ásia, a moto serve como transporte, e na Europa e EUA, para o lazer. Aqui, facilidades na aquisição e manutenção a tornaram chave para muitos entrarem no mercado de trabalho, principalmente jovens egressos de um sistema educacional ainda precário e que não lhes permite sonhar com maiores voos.
Dirigir seguindo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) é essencial para um trânsito seguro. Mas as impressionantes estatísticas brasileiras demonstram que a tarefa exige empenho de toda a sociedade, com o estabelecimento de metas de redução de acidentes e o compromisso de governantes com a segurança no trânsito. Os radares de controle de velocidade e a Lei Seca certamente contribuem para a redução que a CET anuncia, bem como o uso do capacete, do cinto de segurança e dos assentos de segurança pelas crianças.
O desafio é a sociedade brasileira perceber a importância epidemiológica do trânsito como causa de mortes e de ferimentos graves a custos astronômicos, superiores a R$ 30 bilhões/ano, de 1,5% a 2% do PIB, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), e perverso impacto no Sistema Único de Saúde (SUS).
Fonte: O Estado de S. Paulo, 11 de novembro de 2010

A biblioteca do ponto de ônibus (10/11/2010)

Depois de cinco bibliotecas em estações de metrô e trem, o paulistano agora ganha o primeiro acervo de livros em um ponto de ônibus. Inaugurada há uma semana no Terminal Sacomã, a Biblioteca Leitura n (...)

É o fim do congestionamento (30/11/2010)