A produção industrial brasileira avançou 2,3% em janeiro deste ano, na comparação com dezembro de 2008, de acordo com a pesquisa industrial mensal do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O resultado interrompe uma série de três resultados negativos, que acumulou perdas de 19,8% de setembro a dezembro. De acordo com o instituto, no entanto, os números mostram que há uma tendência de queda nas comparações que envolvem períodos mais longos. A informação foi divulgada pelo portal G1.
Em dezembro, a produção da indústria nacional havia registrado uma queda de 12,4% na comparação com novembro. A queda mensal foi a maior desde 1991, ano em que o IBGE iniciou o cálculo do indicador, e levou o patamar de produção de volta aos níveis observados em março de 2004.
Em relação ao que foi registrado em janeiro de 2008, houve queda de 17,2% na produção industrial, na 3ª queda consecutiva nessa comparação. Esta retração foi a maior da série história da pesquisa iniciada em 1991 e mostra que o ritmo de queda ainda é acelerado, de acordo com o IBGE.
No acumulado nos últimos 12 meses, a produção manteve a trajetória de baixa, chegando a 1,0%, sua menor marca desde fevereiro de 2004 (0,2%).
Quinze de 27 áreas pesquisadas pelo IBGE mostraram alta em sua produção em janeiro. Veículos automotores são o destaque da pesquisa, com expansão de 40,8%, devido ao retorno parcial das férias coletivas.
Também devem ser destacados os segmentos de material eletrônico e equipamentos de comunicação (28,4%), borracha e plástico (13,6%), têxtil (10,3%) e alimentos (1,6%), que haviam retraído fortemente em dezembro - baixas de 40,8%, 39,0%, 20,3%, 11,9% e 4,3%, respectivamente.
Fonte: portal G1, 6 de março de 2009

Pedágio na Fernão as (09/03/2009

Começou esta semana a cobrança de pedágio em mais duas praças da rodovia Fernão Dias, estrada de 582 km que liga as cidades de São Paulo e Horizonte. Os novos postos de cobrança ficam em cidades minei (...)

IR 2009: tire suas dúvidas sobre veículos (03/03/2009)

O portal G1 reuniu as principais dúvidas dos leitores sobre como declarar veículos no Imposto de Renda. As perguntas foram respondidas pela consultoria IOB.