A Prefeitura de São Paulo anistiou dia 3 de março todos os motoristas de veículos a diesel que não fizeram a inspeção ambiental no ano passado. Uma portaria da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente liberou esses infratores de fazer duas vistorias neste ano, como determinava a gestão municipal. Além disso, os atrasados que fizerem a inspeção só neste ano ganham direito a receber o reembolso da tarifa - que é negada para quem faz a vistoria fora do prazo, de acordo com as regras, ressalta o jornal Agora.
A medida beneficia cerca de 264 mil veículos. Eles continuam com os licenciamentos de 2008 e 2009 bloqueados. Quando fizerem a vistoria, poderão quitar os dois débitos.
Os motores a diesel (caminhonetes e picapes) são os líderes de poluição na inspeção: 17% dos que agendam a inspeção ambiental são reprovados por poluírem demais - entre carros e motos, o percentual é de apenas 2%.
A prefeitura alega que a medida não é um benefício porque os licenciamentos continuam suspensos e os veículos, sujeitos a multa.
O Ministério Público Estadual quer que a Justiça obrigue a Petrobras e as montadoras a implementar no Estado medidas para reduzir as emissões pelos veículos. A Promotoria pede a instalação de filtros antipoluentes nos veículos novos a diesel em um prazo de 60 dias, além do fornecimento de um diesel menos poluente em ao menos uma bomba por posto.
Fonte: Agora, 4 de março de 2009

Pedágio na Fernão as (09/03/2009

Começou esta semana a cobrança de pedágio em mais duas praças da rodovia Fernão Dias, estrada de 582 km que liga as cidades de São Paulo e Horizonte. Os novos postos de cobrança ficam em cidades minei (...)

IR 2009: tire suas dúvidas sobre veículos (03/03/2009)

O portal G1 reuniu as principais dúvidas dos leitores sobre como declarar veículos no Imposto de Renda. As perguntas foram respondidas pela consultoria IOB.