O portal G1 reuniu as principais dúvidas dos leitores sobre como declarar veículos no Imposto de Renda. As perguntas foram respondidas pela consultoria IOB.

"Não trabalho, nem tenho renda, mas, no ano passado, meu pai me deu de presente um carro. Como isento, preciso declarar este veículo?"
Precisa saber o valor do carro, se for superior a R$ 80 mil precisa declarar no campo de bens e direitos. Coloque de quem adquiriu, o CPF de quem deu. No campo rendimentos isentos e não-tributáveis, coloque o valor do carro. Seu pai também deve informar no campo pagamentos e doações de bens e direitos.

"Tenho leasing de um veículo zero km. Como declará-lo?"
Na coluna "discriminação", informe o bem e o banco a que pertence o leasing. Se você o adquiriu em 2008, deixe em branco 2007 e informe o que pagou em 2008.

"Como declarar o valor recebido da seguradora por perda total de veículo? É rendimento isento?"
É isento para pessoa física.

"Financiei um carro no sistema de leasing em março de 2008. Como devo declarar isso à Receita?"
O leasing é totalmente diferente. Se você fez opção de ficar com o bem, vai dar esse tratamento. Coloque o veículo como bem e os valores pagos em 2008. Agora, se vai fazer a opção pelo bem só no final, coloque o carro, escreva a discriminação e deixe os valores em 2007 e 2008 em branco. Só coloque valor no final do leasing.
Fonte: portal G1, 3 de março de 2009

Pedágio na Fernão as (09/03/2009

Começou esta semana a cobrança de pedágio em mais duas praças da rodovia Fernão Dias, estrada de 582 km que liga as cidades de São Paulo e Horizonte. Os novos postos de cobrança ficam em cidades minei (...)

Carro fica 0,1% mais caro em fevereiro (05/03/2009)