Dados divulgados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) indicam que ficaram feridos 61% dos bebês e crianças transportados em veículos envolvidos em acidentes ocorridos nos anos de 2008 e 2009 em Sergipe. No total, duas crianças morreram e 31 ficaram feridas em 42 acidentes registrados nas estradas do Estado nos dois últimos anos.
"A maioria das crianças que estava dentro de um veículo que se acidentou ficou ferida", disse ao portal G1 o chefe de Comunicação da PRF em Sergipe, Flavio Vasconcelos.
Segundo ele, dispositivos de segurança como cadeirinhas e assentos especiais poderiam evitar que crianças ficassem feridas nos acidentes.
Atualmente não existe lei que obrigue o motorista a usar dispositivos de segurança especiais para transportar crianças. O que está previsto na lei atual é que todas as crianças em veículos devem estar com cinto de segurança. No entanto, em junho deste ano entrará em vigor uma resolução que obriga o uso de dispositivos de segurança para crianças em veículos. Passa a ser obrigatório o uso de bebê conforto, cadeirinha e assento de elevação para quem transporta crianças de até 10 anos. Esses dispositivos devem ser adequados ao peso e altura da criança.
O motorista que for flagrado desrespeitando essa lei cometerá infração gravíssima, levará sete pontos na CNH, pagará multa no valor de R$ 191,54 e terá o veículo retido até regularização.
Fonte: portal G1, 28 de fevereiro de 2010

Parar em vaga de idoso não dá multa (26/02/2010)

Dois meses após anunciar que deficientes e idosos teriam direito a vagas de estacionamento exclusivas, a Prefeitura de Santo André ainda não multou ninguém pelo descumprimento da lei. O prazo inicial (...)

Estabelecimentos sem acessibilidade (27/02/2010)