Dois meses após anunciar que deficientes e idosos teriam direito a vagas de estacionamento exclusivas, a Prefeitura de Santo André ainda não multou ninguém pelo descumprimento da lei. O prazo inicial para começar a fiscalização venceu no dia 19. O Diário do Grande ABC visitou, dia 15 de fevereiro, pontos do Centro da cidade que possuem espaços destinados à parada de veículos dirigidos por deficientes e idosos. É comum ver motoristas que não se enquadram nessas categorias usarem o estacionamento.
Existem, em Santo André, 135 vagas especiais - 76 delas destinadas a idosos e 59 para deficientes -, segundo a Prefeitura. Em 18 de dezembro, foi lançado o Cartão Nacional do Idoso, documento que deverá ser deixado no carro para garantir a permanência no estacionamento exclusivo. Na oportunidade, foi apresentado o Cartão Nacional Defis, destinado a deficientes físicos, visuais ou intelectuais com mobilidade reduzida. A Prefeitura de Santo André informou que "não iniciou as autuações referentes a esta infração por estar em fase de distribuição dos cartões Defis/Idoso e de divulgação (da medida)". A multa para quem parar em alguma dessas vagas é de R$ 53,20. Caso o pagamento seja feito antes da data de vencimento, o valor cai para R$ 42,56.
Fonte: Diário do Grande ABC (SP), 26 de fevereiro de 2010

Estabelecimentos sem acessibilidade (27/02/2010)

Cinco shoppings vistoriados pela Prefeitura de São Paulo têm alguma irregularidade no acesso a pessoas com deficiência. Os problemas foram apontados pela Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA) no (...)

Orla sem estacionamento (28/02/2010)