As famílias paulistanas estão se livrando das dívidas em 2010. Em fevereiro, 43% delas possuíam débitos no cheque especial, cartão de crédito, empréstimo pessoal ou com prestações em geral. No mês passado, o índice estava em 44%. Em números absolutos, o total de famílias endividadas caiu de 1,589 milhão para 1,538 milhão. Em janeiro, o índice já havia registrado queda de 4 pontos percentuais em relação a dezembro de 2009. Conforme o UOL Notícias, os dados fazem parte da Peic (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor), divulgada em 24 de fevereiro pela Fecomercio-SP (Federação do Comércio do Estado de São Paulo).
No entanto, a comparação com o mesmo mês do ano anterior mostra um dado pouco otimista: na época, 38% das famílias estavam com dívidas - cinco pontos percentuais a menos que neste ano.
A economista da Federação, Adelaide Reis, afirma que os bons resultados observados na economia brasileira têm feito com que o consumidor quite dívidas e pague contas em atraso, ao mesmo tempo em que mantém elevado o consumo. "A expansão da massa salarial, o aumento na oferta de crédito e a queda nas taxas de juros certamente contribuem para o equilíbrio financeiro das famílias neste início de ano", disse Adelaide.
Contas em atraso
Ainda segundo a Fecomercio, do total de famílias endividadas, 12% possuem contas em atraso em fevereiro, índice apenas dois pontos percentuais menor do que o registrado em janeiro. Dentre os inadimplentes, o índice dos que acreditam que não terão condições de pagar parcial ou totalmente as suas dívidas, porém, diminuiu 1 ponto, caindo para 5%.
Entre os tipos de dívidas, o cartão de crédito continua sendo o grande vilão, com 68% das indicações, seguido pelas dívidas de carnês (31%) e pelo crédito consignado (10%).
Com relação ao prazo médio de comprometimento da renda, a maior incidência é verificada no período de até 90 dias (53%), seguida pelo período de mais de 90 dias (45%).
Fonte: UOL Notícias, 24 de fevereiro de 2010

Parar em vaga de idoso não dá multa (26/02/2010)

Dois meses após anunciar que deficientes e idosos teriam direito a vagas de estacionamento exclusivas, a Prefeitura de Santo André ainda não multou ninguém pelo descumprimento da lei. O prazo inicial (...)

Estabelecimentos sem acessibilidade (27/02/2010)