Com a obrigatoriedade de instalar equipamentos de localização nos veículos, empresários do setor de fretamento de São Paulo afirmam que os custos do transporte devem aumentar, encarecendo o serviço para os usuários de fretados da cidade. "Esses equipamentos especiais, que se comunicam aos radares da CET (Companhia de Engenharia e Tráfego), custarão em média entre R$ 2.500 e R$ 3 mil", argumentou, por meio de nota, o diretor executivo do Transfretur (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros por Fretamento e para Turismo de São Paulo), Jorge Miguel dos Santos.
A Secretaria Municipal de Transportes determinou, em portaria publicada neste mês, que os fretados que circulam na cidade devem instalar o GPS. A obrigatoriedade já constava entre as medidas anunciadas no ano passado. As empresas têm 60 dias, a contar da data de publicação da portaria, em 11 de fevereiro, para instalar os equipamentos.
A multa para quem não instalar o equipamento é de R$ 2.500,00. Além disso, as empresas correm o risco de perder o Termo de Autorização, que permite a circulação dentro da Zona Máxima de Restrição, e o Certificado de Vínculo ao Serviço.
"O problema maior é o prazo insuficiente para que todas as empresas consigam conhecer, pesquisar preço e instalar o equipamento", avaliou Santos.
Segundo o InfoMoney, a justificativa da Prefeitura para a obrigatoriedade é o acompanhamento, em tempo real, do posicionamento dos veículos.
Fonte: InfoMoney, 26 de fevereiro de 2010

Parar em vaga de idoso não dá multa (26/02/2010)

Dois meses após anunciar que deficientes e idosos teriam direito a vagas de estacionamento exclusivas, a Prefeitura de Santo André ainda não multou ninguém pelo descumprimento da lei. O prazo inicial (...)

Estabelecimentos sem acessibilidade (27/02/2010)