Os motoristas paulistanos utilizam cada vez mais as faixas exclusivas para os ônibus. Esse tipo de infração foi a que mais cresceu em 2009, entre automóveis e motos. Foram 192,7 mil, quantia 156% superior a 2008. A cidade tem somente dez corredores exclusivos e 40 radares que detectam essa infração - há ao menos 242 que flagram velocidade acima do permitido e 136 de rodízio, destaca o jornal Estado de S. Paulo.
A segunda infração que mais cresceu no ano passado foi o excesso de velocidade (70,6%), que ultrapassou o estacionamento proibido como a segunda mais cometida. Foi registrado 1,538 milhão ao longo do ano. Em 2008, foram 901 mil multas aplicadas por esse motivo.
A infração campeã foi novamente o desrespeito ao rodízio de veículos, com 1,7 milhão de multas - 25,5% a mais que em 2008. Essa infração corresponde a 28% das 6,2 milhões de multas aplicadas na cidade no ano passado. O maior aumento entre ônibus e caminhões, com 1.414% (total de 246,5 mil), foi por circulação fora das faixas específicas nas duas Marginais e na Avenida dos Bandeirantes.
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) atribui o aumento de 33% no total de multas ao investimento em fiscalização eletrônica. São, atualmente, 452 equipamentos, que registraram 54% das infrações.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 25 de fevereiro de 2010

Parar em vaga de idoso não dá multa (26/02/2010)

Dois meses após anunciar que deficientes e idosos teriam direito a vagas de estacionamento exclusivas, a Prefeitura de Santo André ainda não multou ninguém pelo descumprimento da lei. O prazo inicial (...)

Estabelecimentos sem acessibilidade (27/02/2010)