A concessionária de rodovias CCR teve lucro líquido de 111,7 milhões de reais no quarto trimestre, contra ganho um ano antes de 188,8 milhões de reais. O desempenho de outubro a dezembro de 2009 foi prejudicado por efeito contábil gerado por acordo para pagamento de débitos tributários. Já o lucro anual somou 634,6 milhões de reais, queda de 11,1%.
Sem efeitos não recorrentes, o lucro líquido da CCR no quarto trimestre teria sido de 196,3 milhões de reais, alta de 6%, e o anual de 722,9 milhões de reais, crescimento de 1,5%. A empresa não espera para os próximos trimestres novos efeitos relevantes dessa natureza, conforme noticiou a Agência Reuters.
A companhia estima investir este ano 1,48 bilhão de reais, acima dos 983,6 milhões de reais no ano passado. A maior parte dos recursos será destinada à rodovia AutoBan em São Paulo, cujo orçamento estimado é de 483 milhões de reais.
O vice-presidente financeiro da CCR, Arthur Piotto Filho, disse que a empresa está "extremamente" otimista para 2010, em meio à recuperação "bastante expressiva" no tráfego de veículos nas estradas a partir de meados do segundo trimestre do ano passado. Conforme o executivo, isso se acelerou mais no início deste ano.
"Em janeiro, o tráfego cresceu 9%. E a situação se confirma na primeira metade de fevereiro", afirmou em teleconferência com analistas em 23 de fevereiro, sem informar a base de comparação.
Segundo Piotto Filho, a relação histórica de crescimento de tráfego nas estradas em relação ao Produto Interno Bruto (PIB), de 1,4 a 1,5 vez, poderá ser superada no primeiro trimestre, se a tendência dos meses de janeiro e fevereiro se confirmar.
No quarto trimestre, o tráfego subiu 19,5 % e em 2009 a expansão foi de 17,1%. Sem incluir aquisições, o tráfego de veículos nas estradas operadas pela CCR avançou 4,5% nos últimos três meses do ano passado e de 0,2% em 2009.
No ano, o faturamento foi de 3,089 bilhões de reais, expansão de 13%.
Fonte: agência Reuters, 23 de fevereiro de 2010

Parar em vaga de idoso não dá multa (26/02/2010)

Dois meses após anunciar que deficientes e idosos teriam direito a vagas de estacionamento exclusivas, a Prefeitura de Santo André ainda não multou ninguém pelo descumprimento da lei. O prazo inicial (...)

Estabelecimentos sem acessibilidade (27/02/2010)