A faixa pintada no asfalto traz, em letras garrafais, a inscrição: idoso. A placa na rua confirma. Mas empresas de valet nos Jardins têm ignorado a legislação e utilizado como bem entendem as vagas especiais, segundo reportagem da Folha de S. Paulo. Nos dias 28 e 1º de março, era possível ver, nas Ruas Melo Alves e Oscar Freire, vias de grande movimento e alta concentração de comércio, manobristas das empresas de valet (a maior parte contratadas por lojas da região) dispondo dos espaços reservados a idosos para estacionar carros de seus clientes.
Os funcionários das empresas, como a Bam Park, afirmam que agentes da CET permitiram o uso das vagas até que carteiras de identificação para idosos fossem implementadas. A CET nega. Segundo o órgão, a regra já está valendo, e a utilização irregular das vagas para idosos está sujeita a multa de R$ 53,20 e três pontos na carteira de motorista. Enquanto os cartões de identificação não ficam prontos, os agentes estão orientados a pedir a carteira de identidade aos condutores. Quem tiver menos de 60 anos pode ser autuado e ter o carro removido por guincho. A CET não informou, no entanto, o número de veículos multados ou guinchados por esse motivo até agora.
Estatuto
Previstas no Estatuto do Idoso, de 2003, as vagas de estacionamento especiais para idosos representam 5% das vagas de zona azul da cidade, formando um total de 1.750. Estão distribuídas em locais como a Praça Charles Miller, o parque Ibirapuera, Moema (na Praça Nossa Senhora Aparecida), Itaim-Bibi (ruas Horácio Lafer e Iaiá), Vila Olímpia (Rua Baluarte), Vila Sabrina e região da Berrini. Esses espaços também podem ser utilizados por condutores jovens que estejam levando idosos em seus carros. Em São Paulo, a implementação começou em junho de 2009, com a sinalização das vias e a confecção de placas.
Fonte: Folha de S. Paulo, 2 de março de 2010

Categoria: Mercado

Parar em vaga de idoso não dá multa (26/02/2010)

Dois meses após anunciar que deficientes e idosos teriam direito a vagas de estacionamento exclusivas, a Prefeitura de Santo André ainda não multou ninguém pelo descumprimento da lei. O prazo inicial (...)