Parking News

O Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) publicou dia 4 de agosto as frases educativas que passarão a integrar a publicidade de veículos. A portaria, publicada no DOU (Diário Oficial da União), regulamenta resolução de 14 de junho que determinou a obrigatoriedade das mensagens nas propagandas.
Conforme matéria da Folha revelou em abril, assim como ocorre com cigarros e bebidas alcoólicas, toda publicidade da indústria automobilística terá mensagens educativas. A exigência foi sancionada em julho do ano passado pelo governo federal.
Segundo a portaria, as seguintes frases passarão a acompanhar as propagandas: "Respeite a sinalização de trânsito", "Faça revisões em seu veículo regularmente", "Cinto de segurança pode salvar vidas", "No trânsito somos todos pedestres", "Capacete é a proteção do motociclista" e "Transporte com segurança: use a cadeirinha".
A medida vale também para propaganda de produtos como baterias, pneus e amortecedores, tanto na TV como em rádio, jornais, revistas e outdoors. Ela entra em vigor a partir de 16 de setembro.
Quem descumprir a lei estará sujeito a penas que envolvem advertência por escrito, suspensão de qualquer outra propaganda do produto por 60 dias e multas que podem ser quintuplicadas pela reincidência.
Fonte: Folha de S. Paulo, 4 de agosto de 2010

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Rotativo esvazia vagas centrais (03/08/2010)

Quem circula pelo Centro farroupilhense desde outubro de 2009, quando o estacionamento rotativo pago foi implantado, tem a impressão de que a cidade ficou mais calma. Mas basta se afastar das ruas sem (...)

Trânsito melhor (05/08/2010)

As medidas do prefeito Gilberto Kassab que restringem a circulação de caminhões em algumas vias de São Paulo estão dando certo. Pelo menos é o que dizem os primeiros números divulgados pela CET (Compa (...)

Mitos e verdades: veja o que vale para o mundo dos pneus automotivos (04/08/10)

Para desmistificar as lendas sobre pneus, o WebMotors preparou uma matéria sobre Mitos e Verdades envolvendo o mundo dos pneus. Veja a seguir os tópicos que mais deixam o consumidor em dúvida