Batizado de "3D Express Coach" (Ônibus Expresso 3D), o veículo de 4,5 metros de altura tem um design inovador. Como se pode ver no croqui do projeto, os passageiros ficam confortavelmente sentados no nível superior. A capacidade máxima é de 1.400 passageiros por vez. O ônibus atinge velocidade de 60 km/hora. Mas o melhor é que o projeto leva em conta a busca por menores índices de poluição: o ônibus elétrico funcionaria à base de energia solar.
Graças à tecnologia de radar aplicada a scanners dentro do ônibus, os carros que "atravessam" o interior do veículo são avisados por um ruído sonoro quando por acaso se aproximam muito das paredes internas. E, no caso de algum acidente, o ônibus conta com uma rampa inflável semelhante à dos aviões, por onde os passageiros poderiam escorregar sem qualquer risco.
Pelos cálculos do fabricante, o "3D Express Coach" reduziria em até 30% os congestionamentos nas grandes cidades chinesas.
O investimento para o projeto é de 500 milhões de yuans, ou seja, US$ 4,6 milhões para os ônibus e os trilhos nos quais vão deslizar as composições. O que, segundo a Shenzhen, representa apenas 10% dos custos para construir um sistema equivalente de metrô.
Um esquema piloto para a adoção do novo ônibus vai acontecer no distrito de Mentougou, em Pequim, com a construção dos primeiros 186 km de trilhos iniciando no final do próximo ano.
Fonte: Época Negócios Online, 7 de agosto de 2010