De acordo com o diretor de Segurança de Trânsito do Distrito Federal, Silvaim Fonseca, entre as mudanças estão a colocação obrigatória de um dispositivo que protege a perna do condutor em caso de queda da moto.
A moto também deve ser equipada com um aparador de linha no guidão. O aparelho serve para proteger os motociclistas de acidentes com linhas de pipa, por exemplo.
Só maiores de 21 anos podem conduzir motos e continua proibido o transporte de qualquer combustível inflamável, com exceção de gás de cozinha, com até 13 kg.
Galões de água só podem ser levados em um veículo auxiliar, conectado à moto. Está proibido o transporte deles na garupa.
Os motociclistas e mototaxistas terão um ano para se adequar às novas regras. Depois disso, eles estarão sujeitos a multas previstas no Código de Trânsito Brasileiro, podendo ter a suspensão do direito de dirigir e até a apreensão da motocicleta.
O presidente do Sindicato dos Motociclistas Autônomos, Luiz Carlos Galvão, acredita que as mudanças vão trazer benefícios para os motociclistas.
Fonte: programa Bom Dia DF (TV Globo), 5 de agosto de 2010