Parking News

A placa avisa ao pedestre: "aperte" a botoeira e "aguarde". O semáforo abre para os carros de um lado e do outro. Quando chega a hora de mostrar verde para quem está a pé, ele pula - e dá a vez aos motoristas novamente. Jovens, idosos, crianças e grávidas decidem se arriscar no vermelho. A estudante Raquel Gillio Nogueira, 19, pressiona a botoeira com insistência. "Se apertar bastante, dá certo." A tese dela não é correta. Mas, após cinco minutos de uma espera angustiante, Teresa, 82, dá sorte e consegue atravessar no verde pela Av. Tucuruvi (zona norte de SP).
Cenas semelhantes foram vistas pela Folha em outras regiões.
No cruzamento das ruas Sarapuí, João Antônio de Oliveira e Barão de Monte Santo, na Mooca (zona leste), quem estava na calçada tinha de aguardar três ciclos do semáforo até ele abrir.
Na av. Morumbi, altura da av. Portugal, no Brooklin (zona sul), a mesma coisa - e a espera à tarde variava de um a mais de quatro minutos.
A CET culpa defeitos no sistema de botoeiras. Horácio Augusto Figueira, mestre em engenharia pela USP, estranha. "Parece uma estratégia operacional contra os pedestres e somente a favor de quem está em veículos", diz.
Ele acompanhou a Folha na av. Tucuruvi, onde a espera variava até cinco minutos.
João Cucci Neto, professor de engenharia do Mackenzie, diz que a recomendação técnica é para que um ciclo de semáforo (tempo total para atender todos os fluxos) não supere 120 segundos. "Ao lidar com a realidade, os cálculos mostram que às vezes isso provocaria congestionamentos gigantescos."
Por isso, alguns são programados para demora até 50% maior - a favor dos carros. Eduardo Daros, da Associação Brasileira de Pedestres, defende aparelhos de contagem regressiva para que os pedestres saibam quanto falta para abrir. "Testei minha paciência. Mais de um minuto e meio não dá."
Fonte: Folha de S. Paulo, 4 de agosto de 2010

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Rotativo esvazia vagas centrais (03/08/2010)

Quem circula pelo Centro farroupilhense desde outubro de 2009, quando o estacionamento rotativo pago foi implantado, tem a impressão de que a cidade ficou mais calma. Mas basta se afastar das ruas sem (...)

Trânsito melhor (05/08/2010)

As medidas do prefeito Gilberto Kassab que restringem a circulação de caminhões em algumas vias de São Paulo estão dando certo. Pelo menos é o que dizem os primeiros números divulgados pela CET (Compa (...)

Mitos e verdades: veja o que vale para o mundo dos pneus automotivos (04/08/10)

Para desmistificar as lendas sobre pneus, o WebMotors preparou uma matéria sobre Mitos e Verdades envolvendo o mundo dos pneus. Veja a seguir os tópicos que mais deixam o consumidor em dúvida