Durante a madrugada, para não pagar a tarifa, os motoristas cometem várias infrações de trânsito. Antes de passar nas cabines, eles atravessam o canteiro central para chegar à outra pista. Depois, seguem na contramão e chegam ao acesso a uma das cidades onde só deveria chegar quem pagou o pedágio.
Imagens registradas no local mostram abusos ainda maiores. Um motorista se arrisca na contramão com os faróis apagados. Condutores de veículos pesados, como carretas, também fazem a manobra.
Quando amanhece, o movimento aumenta 60% e a imprudência fica ainda mais evidente. Boa parte dos carros que vão do Paraná para São Paulo precisam passar por uma alça de acesso. Eles invadem a contramão da rodovia e percorrem um trecho de 300 metros para não pagar o pedágio "Tem que correr o risco, andar na contramão esse pedaço, porque é muito caro", contou um motorista, que disse gastar R$ 22 para andar cerca de 20 km.
Há quatro anos, um movimento popular entrou na Justiça para retirar o pedágio, mas uma liminar autoriza a concessionária a fazer a cobrança.
Fonte: portal G1, 21 de julho de 2010