O aumento, de acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, divulgado dia 4 de agosto, foi de 0,9%, frente ao mês anterior, e de 9,5%, na comparação com o mesmo mês do ano passado. Somente o segmento Veículos, Motos e Peças registrou alta de 5,3% nas vendas, considerando a comparação mensal, e de 12%, frente a julho de 2009.
De acordo com o indicador, no acumulado deste ano, a atividade do comércio varejista cresceu 10%. Nesse período, o segmento de Veículos, Motos e Peças e de Móveis também foi destaque, pois apresentou aumento de 17,6% nas vendas no período.
Comércio varejista frente a junho
Em julho, frente a junho, todos os segmentos do comércio registraram aumentos nas vendas, ao contrário do que ocorreu um mês antes, quando apenas o segmento de Móveis, Eletroeletrônicos e Informática registrou aumento.
Além do segmento de Veículos, nessa comparação, o destaque também ficou com Tecidos, Vestuário, Calçados e Acessórios, que registrou aumento de 1,3% nas vendas, seguido pelo segmento de Combustíveis e Lubrificantes, cujas vendas ficaram 1,1% maiores no período.
Análise anual
Frente a julho do ano passado, o indicador mostra alta de 9,5%. Nessa base comparativa, todos os segmentos registraram aumento das vendas. E o grande destaque ficou por conta do segmento Material de Construção, cujas vendas registraram acréscimo de 17,4%. Depois dele, Móveis, Eletroeletrônicos e Informática e Veículos, Motos e Peças também se destacaram em julho, com altas de 13% e 12%, respectivamente.
Fonte: UOL Economia, 4 de agosto de 2010