Em março de 2009, a prefeitura criou as novas regras, estabelecendo, entre elas, que manobra e estacionamento de veículos somente podem ser feitos por empresa devidamente licenciada. As empresas, todas com alvará transitório, tiveram até 31 de julho para renovar o documento. A partir de setembro, a Secretaria Especial de Ordem Pública (Seop) reiniciará as ações de fiscalização para verificar se elas estão cumprindo a legislação, como manter seguro obrigatório, nota fiscal e funcionários com carteira assinada, entre outras exigências.
Seis meses após a publicação do decreto com as novas normas, a Seop intensificou a fiscalização e, num só dia, todos os 17 pontos vistoriados nos bairros do Leblon, de Ipanema e da Lagoa funcionavam de forma irregular: 16 deles não tinham alvará transitório, o que é obrigatório; e um não tinha seguro para acidente e incêndio, notas fiscais, nem o preço e o lugar de guarda dos veículos escritos em local visível. Em 25 dos 99 pontos vistoriados numa semana foram aplicadas multas.
Muitas vezes, os usuários também são prejudicados por irregularidades cometidas por manobristas das empresas. Na última operação de trânsito na Zona Sul, por exemplo, a Subprefeitura e a 6ª Região Administrativa (Lagoa) multaram 57 veículos estacionados irregularmente.
Fonte: O Globo (RJ), 29 de agosto de 2010