Caminhões pesados não poderão mais circular pela Marginal do Pinheiros e pelas Avenidas Bandeirantes e Jornalista Roberto Marinho entre o período das 5 horas e 21 horas. Aos sábados, a restrição dura das 10 horas às 14 horas. A Avenida Afonso D"Escragnole Taunay, na zona sul, que poderia servir de alternativa para os caminhões, também foi incluída na proibição, ressalta reportagem de O Estado de S. Paulo.
A multa prevista é de R$ 85,12, além de quatro pontos na carteira de motorista. Caminhões menores e veículos que se enquadram em exceções publicadas dia 25 de agosto no Diário Oficial do Município (como socorro mecânico de emergência, caminhões de obras, de remoção de terra, transporte de caçambas e serviços de emergência) estão liberados para trafegar nesses locais - para isso, no entanto, eles precisarão fazer um cadastro no site da Prefeitura.
Fiscalização
Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), mais da metade dos caminhões já pararam de trafegar pela Marginal do Pinheiros e pela Avenida dos Bandeirantes. Na Marginal, houve queda de 58% no volume de caminhões em relação ao período anterior à inauguração da nova Marginal do Tietê e do Rodoanel Sul - em março, transitavam na via 9.733 caminhões nos horários de pico; em agosto, o volume caiu para 4.060.
Na Bandeirantes, a diminuição foi de 68%, de 5.241 para 1.688. Com a regulamentação da nova restrição, a CET promete fiscalizar a circulação dos caminhões com oito radares dotados de Leitura Automática de Placas (LAP).
Fonte: O Estado de S. Paulo, 26 de agosto de 2010