Ao reorganizar o transporte de cargas na cidade, a gestão municipal buscou livrar importantes artérias do trânsito da lentidão causada por veículos pesados.
Caminhões devem buscar rotas alternativas, como o trecho sul do Rodoanel, que foi feito exatamente para aliviar a cidade desse tipo de tráfego.
Para realizar o transporte necessário ao abastecimento da cidade, serão liberados os horários para os VUCs (veículos urbanos de carga), de até 6,3 metros de comprimento.
De forma acertada, a administração municipal não implementou as novas medidas de uma única vez. Concedeu aos motoristas um prazo para se adaptarem.
Era de esperar que o trânsito de caminhões e carretas diminuísse bastante, de toda forma. Mas muitos preferiram ignorar a restrição.
A reportagem do Agora esteve nas vias afetadas pelas mudanças, incluindo a Avenida Afonso D"Escragnole Taunay, que não estava incluída na lista original. Havia grande circulação de veículos pesados.
A partir do dia 2, a CET espera uma redução de pelo menos 80% no tráfego de veículos pesados nessas vias. Vamos ver o que acontece para avaliar se os resultados serão tão bons quanto se espera.
Fonte: Agora São Paulo, 27 de agosto de 2010