Má notícia: as obras serão realizadas em plena alta temporada, durante as férias de verão, inclusive com interrupções temporárias do tráfego no decorrer da semana.
A decisão foi tomada pelo governo paulista. A licitação está em curso e, nas próximas semanas, será concluída a contratação da empresa para recapear e sinalizar um total de 53 km - dois terços de toda a extensão da Tamoios, informa a reportagem publicada na Folha.
"Não tem jeito de fazer uma obra sem ter algum transtorno. Vamos cuidar para que ela seja feita da forma menos crítica possível", afirma Mauro Arce, secretário de Estado dos Transportes.
Haverá bloqueios em alguns pontos - com liberação de um sentido por vez e placas "pare" e "siga"-, do km 11 ao km 64, no planalto. Arce, porém, diz que eles não serão feitos aos finais de semana, nas manhãs de segunda e tardes de sexta, quando há mais lentidão.
As intervenções na rodovia devem começar entre outubro e novembro - com prazo de término de seis meses.
Mas por que não fizeram a obra antes? Por que deixá-la para as férias de verão?
O secretário Arce nega erro de planejamento. Primeiro, diz que haveria transtorno em qualquer época - e que também há picos de tráfego em julho e outros feriados.
Fonte: Folha de S. Paulo, 29 de agosto de 2010