A nova estação é a 59ª do metrô paulistano. Outras duas estão prometidas para sair do papel ainda neste ano: Butantã e Pinheiros, da Linha 4 - Amarela. Para o próximo mês está prevista a interligação da Linha Verde com a Estação Tamanduateí, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Será possível, por exemplo, embarcar em Santo André, na Grande São Paulo, e chegar à Avenida Paulista em apenas dez minutos - hoje, por meio de ônibus e trem, esse mesmo trajeto demora no mínimo uma hora.
Se os prazos forem cumpridos, São Paulo chegará a 2011 com 71 km de trilhos subterrâneos, 2 km a mais que hoje. Os investimentos do governo estadual em transporte sobre trilhos, de 2007 a 2011, somam 23 bilhões de reais.
Encravada em um terreno de 14 000 metros quadrados, o equivalente a dois campos de futebol, a Estação Vila Prudente é uma das mais modernas da rede. As antigas catracas deram lugar a portas de vidro automáticas de 1,80 metro de altura. Construída a 30 metros de profundidade, a plataforma de embarque e desembarque é vedada com paredes de vidro que se abrem apenas com a chegada dos trens, minimizando o risco de acidentes. As escadas rolantes funcionam com velocidade de 0,75 metro por segundo - quando não há ninguém sobre elas, a velocidade cai para 0,25 metro por segundo. O motivo? Diminuir os gastos com energia elétrica. Pela mesma razão, o teto do edifício é completamente envidraçado.
De acordo com os cálculos do Metrô, deverão circular pela estação 65.000 passageiros todos os dias. Esse número poderá crescer ainda mais em 2014, para quando está prevista a conclusão da Linha 15 - Branca, que vai ligar a Vila Prudente ao Jardim Tiquatira, na Zona Leste.
Fonte: Revista Veja São Paulo, 1º de setembro de 2010