Parking News

O desrespeito às leis de trânsito é uma das principais causas para o engarrafamento nas grandes cidades e em São Gonçalo não é diferente. Para evitar que a cidade vire um caos, a Prefeitura vem fazendo apreensões desde o início do ano. Para se ter uma ideia, a cidade tem uma frota de aproximadamente 206 mil veículos (carros, motos e ônibus) e somente nos seis primeiros meses do ano houve apreensão de 4,8 mil automóveis por irregularidades, sobretudo por estacionamentos em locais proibidos ou falta de habilitação. Em números absolutos, um de cada 42 carros é apreendido semestralmente, ou seja, 2,3% da frota, noticiou O Fluminenese.
Os números foram fornecidos pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Ministério das Cidades, além do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). O número dos automóveis apreendidos foi divulgado pela Prefeitura de São Gonçalo e o cálculo feito pelo estatístico Victor Corrêa da Universidade Federal Fluminense (UFF).
Todos esses números são traduzidos nos engarrafamentos em pontos críticos como o Centro e bairros como Alcântara e Engenho Pequeno. Nos bairros mencionados, é comum encontrar automóveis em cima de calçadas, estacionados em locais proibidos ou formando filas duplas nas vias.
Como medida educacional, a Prefeitura de São Gonçalo informou que o prefeito Neilton Mulim pediu para que a secretaria municipal de Transportes (Semtran) criasse um programa que desse ênfase na reeducação para o trânsito. Desde janeiro deste ano, campanhas foram feitas e, paralelamente, foi montada uma equipe volante cuja atuação é planejada.
Além das ações voltadas aos condutores, existe um grande programa de educação para o trânsito nas escolas, por meio de palestras e atividades lúdicas, tais como a elaboração de esquetes e a representação de pequenas peças teatrais pelos próprios alunos das escolas públicas, que estão sendo desenvolvidas pelo Departamento de Educação para o Trânsito.
Fonte: O Fluminense (Niterói), 17 de agosto de 2013

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Negócios em garagens (22/08/2013)

A SulAmérica fechou um contrato com o Iguatemi para oferecer aos seus clientes da carteira de seguro de automóveis descontos em tarifas de estacionamento. O acordo prevê o abatimento em seis shopping (...)

BRid fabricará "tags" (21/08/2013)

A BRid foi a segunda empresa autorizada pelo Estado de São Paulo a produzir e comercializar "tags" (dispositivo eletrônico) de identificação de veículos - usados em estacionamentos e pedágios - pelo p (...)

Proibido estacionar, o caminho certo (22/08/2013)

A CET - Companhia de Engenharia de Tráfego de Santos anunciou que 420 vagas de estacionamento terão restrições de horário a partir de outubro. São várias ruas e avenidas, onde o trânsito nos horários (...)

Transporte coletivo tem Cofins zerado (22/08/2013)

O plenário do Senado aprovou dia 21 projeto que zera as alíquotas de PIS/Pasep e Cofins que incidem sobre as receitas dos serviços de transporte coletivo municipal. O projeto estava na lista das matér (...)

Impostômetro chega a R$ 1 trilhão (26/08/2013)

O Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) vai atingir hoje (27) a marca de R$ 1 trilhão arrecadado em impostos neste ano. Fazem parte dessa conta tributos federais, estaduais e munici (...)


Seja um associado Sindepark