A faixa foi implantada em três etapas e funciona da praça Campo de Bagatelle, na zona norte, à avenida do Jangadeiro, na zona sul.
Ontem (26) começou a funcionar um quarto trecho da faixa, com percurso pela avenida Senador Teotônio Vilela, até a avenida Atlântica.
A novidade é que, além de reservar a faixa da direita apenas aos ônibus, a prefeitura vai impedir a circulação de outros tipos de veículo por cerca de 420 metros, entre a rua Padre José Garzotti e a avenida do Jangadeiro. A proibição será só no sentido centro, por período integral. Os motoristas terão de usar um desvio pela rua Icanhema.
No novo trecho haverá período de orientação e ainda não há data para as multas.
As multas por invasão de faixas foram as que mais cresceram no primeiro semestre, e já superam até as por uso de celular ao volante.
Novas faixas
Hoje outras dez vias também receberão novas faixas de ônibus, como as avenidas Nova Cantareira e Tucuruvi, na zona norte.
Com elas, a gestão Fernando Haddad chegará à marca de 136 km implantados em 2013 - a maioria depois da onda de manifestações, quando as faixas se tornaram a principal bandeira do prefeito na área de transporte. Sua meta é fazer 220 km neste ano.
Fonte: Folha de S. Paulo, 26 de agosto de 2013