Parking News

A irritação com o trânsito da capital está fazendo aumentar o número de motoristas que decidem deixar o carro em casa para utilizar outros meios de transporte. Pesquisa realizada pelo Ipespe (Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas) mostra que, nos últimos dois anos, 57% dos paulistanos deixaram de usar o automóvel como principal forma de locomoção: 19% abandonaram o carro e 38% restringiram seu uso aos fins de semana. Por dia, circulam em São Paulo cerca de 3,5 milhões de veículos, aponta o jornal Metro.
O estudo, realizado para a segunda série do livro ?Como viver em São Paulo sem carro?, entrevistou 600 pessoas. Segundo a pesquisa, a mudança de hábito está relacionada a estresse enfrentado no trânsito.
Cerca de 58% dos entrevistados consideram o trânsito a maior causa de infelicidade de viver na cidade. Outros 27% consideram o trânsito como ?uma das principais causas de infelicidade? na vida da capital.
A maioria dos que abandonaram o carro optou por andar a pé e de ônibus: são 78% e 70%, respectivamente. A conta supera 100% porque as pessoas adotam mais de uma opção de transporte por dia.
O metrô também é bastante utilizado pelos paulistanos que abandonaram o carro: 61% utilizam o meio de transporte. Outros 20% dos que largaram o carro dizem que passaram a se locomover de carona, táxi (15%) ou bicicleta (11%).
Para o especialista em trânsito pela escola politécnica da USP Cláudio Barbieri da Cunha, o carro tem se tornado menos competitivo como transporte e a tendência é que mais pessoas abandonem o uso diário do veículo particular. ?Tem havido alguma melhoria no transporte sobre trilhos e nos ônibus com a implantação das faixas exclusivas. Mas ainda é preciso aumentar os investimentos?.
Fonte: jornal Metro, 23 de agosto de 2013

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Negócios em garagens (22/08/2013)

A SulAmérica fechou um contrato com o Iguatemi para oferecer aos seus clientes da carteira de seguro de automóveis descontos em tarifas de estacionamento. O acordo prevê o abatimento em seis shopping (...)

BRid fabricará "tags" (21/08/2013)

A BRid foi a segunda empresa autorizada pelo Estado de São Paulo a produzir e comercializar "tags" (dispositivo eletrônico) de identificação de veículos - usados em estacionamentos e pedágios - pelo p (...)

Proibido estacionar, o caminho certo (22/08/2013)

A CET - Companhia de Engenharia de Tráfego de Santos anunciou que 420 vagas de estacionamento terão restrições de horário a partir de outubro. São várias ruas e avenidas, onde o trânsito nos horários (...)

Transporte coletivo tem Cofins zerado (22/08/2013)

O plenário do Senado aprovou dia 21 projeto que zera as alíquotas de PIS/Pasep e Cofins que incidem sobre as receitas dos serviços de transporte coletivo municipal. O projeto estava na lista das matér (...)

Impostômetro chega a R$ 1 trilhão (26/08/2013)

O Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) vai atingir hoje (27) a marca de R$ 1 trilhão arrecadado em impostos neste ano. Fazem parte dessa conta tributos federais, estaduais e munici (...)


Seja um associado Sindepark