"O setor de agronegócios, que é muito importante para o Estado de São Paulo, também será beneficiado com as novas modernizações que serão implantadas no espaço", afirma Julio Semeghini, secretário de Planejamento e Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo. A concessão de uso e exploração da área é de 30 anos. O Recinto de Exposições Sálvio Pacheco de Almeida Prado foi criado há 35 anos e sua área total é de 331 mil m².
Espaço ampliado
Como responsável pela reforma da área, a nova concessionária deverá ampliar o espaço de exposições e compatibilizar os estacionamentos para o público visitante (uma vaga para cada 50 m² de área construída). O contrato de concessão prevê ainda o aumento da área e requalificação do uso com a modernização dos espaços e da vocação para a realização das feiras agropecuárias. Uma das preocupações durante a elaboração do projeto de concessão foi a necessidade de dar destinação adequada ao espaço, buscando melhor utilizá-lo, visando o desenvolvimento social e econômico da região.
Estudo de referência
O estudo de referência da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo considerou como obrigação da companhia, além da reforma e modernização dos espaços existentes, a construção de um novo pavilhão com mais de 50 mil m², outras edificações complementares e um centro de convenções com no mínimo 10 mil m². A legislação prevê que metade do valor da outorga será destinada para compensar impactos do empreendimento, além das reservas previstas para compensação ambiental e viária.
O Centro foi criado para apresentar à comunidade de eventos nacionais e internacionais um espaço moderno. Atualmente ele conta com três pavilhões, 10 auditórios refrigerados com tratamento acústico, ampla área externa e estacionamento pavimentado com capacidade para até 5 mil veículos. O espaço gourmet do Recinto de Exposições Sálvio Pacheco de Almeida Prado possui capacidade para até mil pessoas com o tamanho de 648m². O centro está localizado dentro da maior reserva de Mata Atlântica da cidade de São Paulo, na Rodovia Imigrantes, a menos de 1 km do Terminal Jabaquara.
Fonte: DCI (SP), 22 de agosto de 2013