O projeto é parte da Operação Urbana Água Espraiada. As obras são financiadas pela venda de títulos imobiliários que permitem às construtoras construírem acima dos limites permitidos pelo Plano Diretor. O custo dessas obras é suficiente para a construção de 11,7 km de metrô ou 47 km de corredores de ônibus, por exemplo. Os trabalhos já feitos na região foram de habitação popular - R$ 65 milhões - e obras - R$ 333,7 milhões -, como a ponte Octavio Frias de Oliveira.
Há dois projetos de transporte coletivo previstos para a área: uma linha de metrô - do Capão Redondo à Chácara Klabin - e outra de monotrilhos - ligação do aeroporto de Congonhas à rodoviária do Jabaquara e ao estádio do Morumbi, passando pela Avenida Jornalista Roberto Marinho. Essas obras, de acordo com a prefeitura, serão feitas pelo governo do Estado. O metrô está previsto para 2012. O monotrilho, para 2013.
Fonte: Folha de S. Paulo, 13 de novembro de 2009