As vias de acesso e saída da orla da Zona Sul, da Barra da Tijuca e do Recreio dos Bandeirantes serão monitoradas e operadas pela Guarda Municipal e CET-Rio e os tempos dos semáforos serão ajustados de forma a permitir melhor fluidez no tráfego. As principais interseções e pontos de conflito também serão operados. Na Zona Sul, as interdições rotineiras para área de lazer não terão alterações.
Haverá mais repressão ao estacionamento irregular na orla e vias adjacentes e será intensificada a vigilância nas vias de acesso/saída das praias. Quem vai do Recreio dos Bandeirantes à Barra, pela orla, continuará tendo acesso por meio da mão dupla na Avenida Lúcio Costa, em frente à área da Reserva. Em dezembro, a interseção da Avenida Lúcio Costa com a Rua Gilka Machado (Recreio dos Bandeirantes), um dos pontos críticos no trânsito de chegada e saída da praia, passará a ter semáforo.
A Secretaria de Ordem Pública (Seop) utilizará reboques para reprimir infrações como estacionamento irregular. A Linha Amarela também apoiará a Operação Verão, monitorando o acesso à Barra por meio da Avenida Ayrton Senna, e utilizará reboque para eventuais desobstruções dessa via.
Fonte: Jornal do Commercio (RJ), 17 de novembro de 2009