Parking News

Carinho, suavidade no acelerador. Pisar leve é a grande dica. "Pisar mais leve no acelerador economiza combustível? Sério?", questiona uma motorista. Seriíssimo. Nos carros mais novos, com computador de bordo, dá pra medir, indica o Bom Dia DF.
Alessandro Borges é professor de engenharia automotiva da Universidade de Brasília e acompanhou um teste da reportagem. Primeiro, foi percorrido um trajeto de 3km, a uma velocidade constante de 60 km/h. Depois, fizeram o que muita gente faz: pisa forte no acelerador, breca no controlador de velocidade e depois reacelera.
A 60km/h o consumo chegou a 34km com um litro de gasolina. A média, nesse percurso, foi de 25 km/l. Repetimos os mesmos 3km com acelerações e freadas bruscas, o que aumenta o esforço do motor. O pico do consumo chegou a apenas 6,7 km/l. A média foi de 11,9. Ou seja, gastou-se o dobro de combustível.
Outra coisa que dá prejuízo é pneu murcho. Cinco libras a menos significam 10% a mais no consumo de combustível. O ideal é calibrar os pneus uma vez por semana. E o ar-condicionado? Será que gasta mais?
"Muitas vezes, a pessoa tem ar-condicionado e deixa desligado. Abre a janela pensando que vai economizar alguma coisa, mas não vai. Quando você abre a janela, ela interfere na aerodinâmica do veículo e essa interferência faz gastar mais combustível", explica Alessandro.
O professor ainda garante que deixar no ponto morto gasta mais combustível do que na 5ª marcha. Dicas simples, já que não dá pra mudar o preço na bomba.
Fonte: Bom Dia DF, 11 de novembro de 2009

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Montadora inova com cinto inflável (10/11/2009)

Fazer uso do cinto de segurança é uma das atitudes imprescindíveis para um passeio de carro seguro. Porém, a lei que obriga todos os passageiros a usar o acessório não é uma constante na vida de algum (...)

Rio Rotativo no Saara (13/11/2009)

O estacionamento que funciona aos sábados ao longo da Avenida Presidente Vargas, e que serve de apoio ao comércio da Saara, será operado pelo sistema Rio Rotativo a partir deste fim de semana. Os moto (...)

Hora Park vence licitação em Limeira (07/11/2009)

A Hora Park venceu a concorrência pública para exploração do serviço de estacionamento rotativo de Limeira por mais cinco anos com valor estimado da contratação de R$ 9,3 milhões, conforme licitação. (...)

Pisca-pisca espião (18/11/2009)

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) começou a trocar parte das 144 lombadas eletrônicas da cidade. Além de flagrar motoristas que dirigem acima da velocidade máxima permitida ou tentam furar o (...)


Seja um associado Sindepark