Parking News

Chamada de "obrigatória" pelo governo federal, a inspeção veicular nacional aprovada pelo Conama (Conselho Nacional de Meio Ambiente) poderá não ocorrer em todo o País, destaca notícia da folha de S. Paulo. A resolução delega aos Estados a decisão de implantar as medidas antipoluição. Os planos, que serão aprovados pelos próprios Estados, podem chegar à conclusão de que nada precisa ser feito. Se essa for a decisão, não existe nenhum mecanismo aprovado que obrigue a vistoria.
"Não queremos fazer a inspeção por fazer. A dispersão de poluentes em Fortaleza é diferente do processo que ocorre em São Paulo", diz Volney Zanardi, presidente da Câmara Técnica de Controle e Qualidade Ambiental do Conama.
Deixar a elaboração e a aprovação dos planos nas mãos dos Estados faz o processo frouxo, segundo o físico Paulo Artaxo, representante da comunidade científica no Conama. "Existe uma abertura para que a inspeção não seja obrigatória", afirma Artaxo, especialista em poluição do ar da USP.
Pela norma, os Estados terão um ano para montar seus planos e mais 18 meses para iniciar a inspeção, desde que essa seja a decisão dos governos. No caso dos municípios, apenas quem tem mais de 3 milhões de veículos - só a capital paulista, que já faz a inspeção, entra nesta categoria - está obrigado ao controle.
Fonte: Folha de S. Paulo, 15 de novembro de 2009

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Montadora inova com cinto inflável (10/11/2009)

Fazer uso do cinto de segurança é uma das atitudes imprescindíveis para um passeio de carro seguro. Porém, a lei que obriga todos os passageiros a usar o acessório não é uma constante na vida de algum (...)

Rio Rotativo no Saara (13/11/2009)

O estacionamento que funciona aos sábados ao longo da Avenida Presidente Vargas, e que serve de apoio ao comércio da Saara, será operado pelo sistema Rio Rotativo a partir deste fim de semana. Os moto (...)

Hora Park vence licitação em Limeira (07/11/2009)

A Hora Park venceu a concorrência pública para exploração do serviço de estacionamento rotativo de Limeira por mais cinco anos com valor estimado da contratação de R$ 9,3 milhões, conforme licitação. (...)

Pisca-pisca espião (18/11/2009)

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) começou a trocar parte das 144 lombadas eletrônicas da cidade. Além de flagrar motoristas que dirigem acima da velocidade máxima permitida ou tentam furar o (...)


Seja um associado Sindepark