Parking News

As ações para aumentar o respeito aos pedestres na cidade de São Paulo já podem ser vistas no metrô e nos corredores de ônibus. Concentradas hoje no centro, elas serão expandidas para outros 37 locais, incluindo a Avenida Paulista e o Largo da Batata. As ações nas estações do metrô são resultado de uma parceria do Município com a companhia estadual, que também está lançando campanha de respeito aos pedestres. Os "mãozinhas" - orientadores que usam cabos com o formato de uma mão na ponta para indicar que os motoristas devem parar - estarão nas entradas de estações das Linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha, informa O Estado.
A São Paulo Transporte (SPTrans) ainda vai comandar as ações educativas em 13 corredores de ônibus da capital paulista, como os das Avenidas 9 de Julho, Vereador José Diniz e Inajar de Sousa.
As ações nos corredores e nas áreas comerciais serão das 6h às 12h. Na entrada das estações do metrô, os orientadores de tráfego estarão das 7h às 13h.
Pinheiros
Também haverá ações de conscientização em 14 áreas de grande fluxo de pedestres espalhadas por todas as regiões da cidade. Elas incluem reforço de agentes e colocação de orientadores de tráfego, por exemplo, na região que vai do centro à Avenida Paulista, no centro comercial de Santana (zona norte), na área do Largo da Batata e da Rua Teodoro Sampaio, ambas em Pinheiros (zona oeste), na Penha (zona leste) e no Itaim-Bibi (zona sul).
Até a primeira quinzena de agosto, a Secretaria Municipal dos Transportes deve começar a multar os motoristas que cometem infrações como avançar sobre o pedestre ou mesmo parar sobre a faixa de segurança. Apesar de estarem previstas no Código de Trânsito Brasileiro, essas infrações praticamente passavam em branco, o que contribuiu para o aumento do desrespeito na capital.
Parar sobre a faixa de pedestres, por exemplo, é considerada infração grave, com multa de R$ 127,69 e perda de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). É a mesma punição para motoristas que não dão passagem às pessoas a pé ou a veículos não motorizados (como bicicletas) sobre a faixa.
Sinal para parar
Desde 31 de maio, foi instituído em São Paulo o gesto do pedestre. Uma pessoa a pé que quiser atravessar uma rua ou avenida na faixa de pedestres onde não há semáforo específico deve esticar o braço à frente - desde que considere segura a velocidade do automóvel mais próximo, para que ele não seja obrigado a frear bruscamente. Todos os motoristas deveriam parar ao ver esse sinal do pedestre, mas essa é uma realidade que ainda não se vê atualmente pela cidade.
Endereços
- Região da Avenida Paulista
- Largo da Batata (Pinheiros)
- Rua Teodoro Sampaio (Pinheiros)
- Centro comercial da Lapa
- Ruas Joaquim Floriano e João Cachoeira (Itaim-Bibi)
- Largo 13 de Maio (Santo Amaro)
- Ruas Augusta e Pamplona (Jardim Paulista)
- Largo São Miguel/ Avenida Marechal Tito (São Miguel Paulista)
- Av. Pires do Rio (Itaquera)
- Centro comercial de Santana
- Avenida Guilherme Cotching (Vila Maria)
- Centro comercial da Penha
- Jardim Grimaldi (Sapopemba)
- Centro comercial do Brás
- Estações do Metrô: Portuguesa-Tietê, Tiradentes, São Joaquim, Vergueiro, Praça da Árvore e Saúde (todas na Linha 1-Azul); Paraíso e Vila Madalena (Linha 2-Verde); Santa Cecília e Marechal Deodoro (3-vermelha)
- Corredores de ônibus: Vereador José Diniz (Brooklin), Pirituba, Jardim Ângela, 9 de Julho (Santo Amaro), Mateo Bei (São Mateus), Cupecê (Cidade Ademar), Paes de Barros (Mooca), Ragueb Chofi (Cidade Tiradentes), Rebouças (Pinheiros)
Fonte: O Estado de S. Paulo, 16 de julho de 2011

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Flanelinhas (ainda) fora da lei (11/07/2011)

A situação se repete nas ruas da cidade. O motorista estaciona o veículo em uma vaga e logo aparece alguém pedindo para vigiar o carro em troca de dinheiro. Constrangidos com a abordagem cada vez mais (...)

Para melhorar o trânsito, doze áreas de Salvador devem sofrer alterações (14/07/2011)

Doze áreas de Salvador vão ter mudanças no trânsito. Hoje quase 800 mil veículos circulam pelas ruas da capital baiana. Em alguns locais da cidade, as obras começaram dia 18. Alguns dos projetos