Parking News

A partir de 8 de agosto, uma segunda, o motorista que desrespeitar a prioridade dos pedestres em São Paulo será multado nas regiões central e da avenida Paulista. Os marronzinhos receberão uma cartilha com a orientação de multar, por exemplo, condutores que não pararem para permitir a passagem do pedestre nos pontos onde existe faixa de travessia sem que haja um semáforo. A Folha destaca que a multa prevista no Código de Trânsito Brasileiro para isso é de R$ 191,53, além de sete pontos na carteira.
Outra infração que, segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), será fiscalizada (penalidade de R$ 127,69) é a do motorista que, ao fazer a conversão, não dá a vez para o pedestre que atravessa a transversal.
A prefeitura diz que, inicialmente, a punição será concentrada no centro e na Paulista pois as áreas foram as primeiras a receber zonas de proteção ao pedestre, com ações educativas desde maio.
Dois meses atrás, pesquisa da própria companhia de tráfego na região central verificou que 86,1% dos veículos ainda ignoravam a prioridade de quem estava a pé.
As multas serão precedidas de divulgação na TV.
A campanha busca reduzir as mortes de pedestres na capital - em 2010, 630 pessoas morreram atropeladas.
"Concordo que só a fiscalização pode mudar esse desrespeito. Mas hoje a população ainda não está esclarecida. É preciso intensificar a divulgação agora, porque há quem desobedeça por mau hábito e também por desconhecer a lei", diz Luís Antônio Seraphim, engenheiro e especialista em trânsito.
O dia 8 de agosto é uma referência mundial pois foi nessa data, em 1969, que os Beatles foram clicados atravessando a Abbey Road na faixa de pedestres - a foto virou a capa do disco batizado com o nome da rua de Londres.
Fonte: Folha de S. Paulo, 20 de julho de 2011

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Flanelinhas (ainda) fora da lei (11/07/2011)

A situação se repete nas ruas da cidade. O motorista estaciona o veículo em uma vaga e logo aparece alguém pedindo para vigiar o carro em troca de dinheiro. Constrangidos com a abordagem cada vez mais (...)

Para melhorar o trânsito, doze áreas de Salvador devem sofrer alterações (14/07/2011)

Doze áreas de Salvador vão ter mudanças no trânsito. Hoje quase 800 mil veículos circulam pelas ruas da capital baiana. Em alguns locais da cidade, as obras começaram dia 18. Alguns dos projetos