As vendas de etanol combustível a partir das unidades produtoras do Centro-Sul do País atingiram 2,15 bilhões de litros em maio, alta de 16,55% em relação a abril, quando o volume comercializado atingiu 1,85 bilhão de litros. Do total vendido em maio, 199,36 milhões de litros foram destinados ao mercado externo e 1,96 bilhão ao mercado doméstico, informou a Agência Estado.
Para o diretor-técnico da União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica), Antonio de Padua Rodrigues, o aumento das vendas é fruto do retorno de 20% para 25% da mistura do etanol anidro adicionado à gasolina, a partir de 1º de maio, do aumento das vendas de anidro do Centro-Sul para o Norte-Nordeste e da evolução da frota de veículos flex. "Além disso, houve o próprio crescimento nas exportações." Esses fatores têm sido os principais responsáveis pela recuperação de preços do etanol verificada recentemente, concluiu.
Na última quinzena de maio, as vendas de etanol chegaram a 1,14 bilhão de litros, com 102,57 milhões de litros para o mercado externo e 1,04 bilhão de litros para o interno. Do total destinado ao consumo doméstico, 309,07 milhões de litros foram de etanol anidro e 727,68 milhões de hidratado, alta de 9,33% em relação à primeira quinzena de maio e um pouco menor que o volume observado na segunda quinzena de maio de 2009, de 735,73 milhões de litros.
"As vendas de hidratado na última quinzena de maio voltaram a atingir o mesmo patamar observado em 2009. Entretanto, no ano passado, nesse mesmo período, devido à crise financeira, as usinas venderam etanol a R$ 0,58 o litro. Já este ano foi possível vender o mesmo volume de etanol ao preço de R$ 0,71 por litro", explicou Rodrigues. Segundo o executivo, esse fato se deve aos aspectos já mencionados anteriormente e mostra como o potencial de demanda de etanol cresceu a partir de maio de 2009, consequência dos 2,76 milhões de veículos flex que se somaram ao mercado brasileiro nos últimos doze meses.
Fonte: Agência Estado, 21 de junho de 2010

Metrô muda plano após veto a Morumbi (18/06/2010)

A decisão da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) de excluir o estádio do Morumbi da Copa do Mundo de 2014 mudou os planos do governo do Estado para as obras do metrô paulistano. Antes prioritária (...)

Cade quer postos em supermercados (22/06/2010)