As políticas ambientais estadual e municipal são claras: na área de transporte, os investimentos devem priorizar combustíveis limpos. Na prática, o cenário é outro. Os trólebus na capital, que rodam por aqui há 61 anos, entraram num contrafluxo histórico.
No século passado, quando a preocupação com a poluição do ar ainda patinava, eles eram mais presentes do que são hoje.
"Entre 1985 e 1986, por causa do corredor Santo Amaro, chegamos a ter 450 trólebus em São Paulo. Hoje, rodando, são 190. Eles estão renegados", disse Jorge Moraes, presidente da ONG Respira São Paulo e projetista de redes eletrificadas aéreas, à Folha de S. Paulo.
Avenida Paes de Barros e ruas da Aclimação, do Ipiranga e do Pacaembu ainda são frequentadas pelos ônibus elétricos.
Para Moraes, entretanto, existem outros corredores onde os mesmos carros poderiam circular. "É o caso da Celso Garcia e do corredor Casa Verde-Centro", diz.
Para o ambientalista, nem mesmo o custo mais alto do trólebus, devido à manutenção das redes elétricas, desaconselha a sua utilização. "O custo ambiental não costuma ser colocado nos cálculos, o que é um erro. A poluição do ar causa um impacto grande no sistema de saúde", afirma Moraes.
Híbridos
Apesar de o ônibus elétrico não emitir poluentes como o diesel, a energia elétrica, para a sua geração, chega a poluir o ar. Ela não pode ser considerada 100% limpa.
Outra crítica comumente usada contra os ônibus elétricos, a de que eles consomem muita energia, também é relativizada por Moraes.
Pelos cálculos do pesquisador, se a cidade de São Paulo tivesse rodando mil trólebus nos dias de hoje, isso representaria 0,44% de todo o volume de energia ofertada pela Eletropaulo.
O subsídio na tarifa da tração elétrica era de 80% em 1978 e foi, gradativamente, sendo eliminado até 1987, segundo Moraes. "Hoje, ela é sobretaxada em até 39%."
Fonte: Folha de S. Paulo, 20 de junho de 2010

Metrô muda plano após veto a Morumbi (18/06/2010)

A decisão da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) de excluir o estádio do Morumbi da Copa do Mundo de 2014 mudou os planos do governo do Estado para as obras do metrô paulistano. Antes prioritária (...)

Cade quer postos em supermercados (22/06/2010)