A Lei Federal nº 11.705/08, mais conhecida como lei seca, completou dois anos. Ela foi instituída em 20 de junho de 2008 e recebeu duras críticas por ser uma das mais rígidas da América e da Europa, com limite de 2 decigramas de álcool por litro de sangue, sendo apenas comparável aos regimentos aplicados em algumas nações do leste europeu, como Romênia e Hungria, onde o limite é zero, destaca o BOL Notícias.
Segundo a Polícia Militar, antes da aplicação da lei seca, já era realizado o programa ODS (Operação Direção Segura) na cidade de São Paulo, fiscalizando e orientando os motoristas sobre o perigo de dirigir embriagado. As operações eram realizadas exclusivamente pelo 34° Batalhão de Polícia Militar Metropolitano, especializado no policiamento de trânsito da capital.
No início da Operação Direção Segura, dos 295 condutores que foram submetidos ao teste do bafômetro, 17% foram flagrados embriagados. No mesmo período em 2010, 13.482 condutores foram submetidos ao teste e 2,4% estavam embriagados, resultando na queda de quase 15 pontos percentuais nos flagrantes de embriaguez.
Com a lei seca, a fiscalização foi intensificada com a implantação do CPTran (Comando de Policiamento de Trânsito) e com a participação massiva de todos os 32 batalhões, das áreas mais centrais da cidade até seus extremos, diminuindo os casos de acidentes por embriaguez.
Após a publicação da lei seca, 364.630 pessoas foram abordadas e 221.727 condutores foram submetidos ao teste do etilômetro - conhecido popularmente por bafômetro. Destes, 8.926 foram autuados e 1.425 presos pela infração de trânsito de embriaguez ao volante.
O CPTran promove a Operação Direção Segura, além da ODS - Viva Brasil no dia 25 de junho, devido aos jogos da Seleção Brasileira.
Fonte: BOL Notícias, 20 de junho de 2010

Metrô muda plano após veto a Morumbi (18/06/2010)

A decisão da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) de excluir o estádio do Morumbi da Copa do Mundo de 2014 mudou os planos do governo do Estado para as obras do metrô paulistano. Antes prioritária (...)

Cade quer postos em supermercados (22/06/2010)