O Departamento Municipal de Trânsito de Marabá (DMTM) pretende regulamentar e implantar o estacionamento rotativo nas principais ruas e avenidas do município. De acordo com o diretor do DMTM, coronel Antônio Araújo, a frota de veículos que circula diariamente em Marabá vem crescendo assustadoramente, atravancando os três principais núcleos urbanos do município. "Estacionar já se tornou um problema", diz.
De acordo com Araújo, atualmente, circulam em Marabá mais de 50 mil veículos. No ano passado, eram 46 mil. O diretor do DMTM ressalta que o mercado imobiliário aquecido contribui para aumentar o caos no trânsito, pois com mais gente chegando para morar e trabalhar na cidade mais sobrecarregado fica o tráfego de veículos.
Araújo ressalta ainda que em locais como os arredores da Praça São Francisco, no bairro Cidade Nova, os motoristas são obrigados a circular várias vezes os quarteirões inteiros na busca por uma vaga para estacionar, como se estivesse em uma metrópole.
O problema tem preocupado não só os motoristas, mas também os vereadores da Câmara Municipal e a coordenação do DMTM. Muito em breve, o Departamento pretende estabelecer um estacionamento rotativo, com a chamada área azul, a exemplo do que já vem ocorrendo em Belém.
Em contato com o jornal O Liberal, Araújo disse que o ideal é preparar um mapa das áreas mais congestionadas atualmente na cidade, para criar a zona azul, a partir do modelo da capital do Paraná, Curitiba.
Fonte: O Liberal (Belém), 18 de junho de 2010

Metrô muda plano após veto a Morumbi (18/06/2010)

A decisão da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) de excluir o estádio do Morumbi da Copa do Mundo de 2014 mudou os planos do governo do Estado para as obras do metrô paulistano. Antes prioritária (...)

Cade quer postos em supermercados (22/06/2010)